Outono inicia nesta quarta-feira com volume de chuvas acima da média no RS

Nesta quarta-feira, dia 20, mais precisamente às 18h58, inicia a estação de outono em todo o Hemisfério Sul. O período segue até o dia 21 de Junho. A  estação se situa entre o verão e o inverno  e no hemisfério sul inicia-se quando o Sol atinge o equinócio de março, (20) e finda quando ele atinge o solstício de junho (21).

Assim como o Verão, o outono deve seguir com um alto volume de chuvas, principalmente no Rio Grande do Sul, isso devido ao Fenômeno El Niño, que se dá quando ocorre o aquecimento fora do normal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico Equatorial, que segue com influencia no clima do hemisfério.

Segundo informações da Somar Meteorologia, a estação no RS e, terá um alto volume de chuvas, entre 800ml a 900ml, durante o período em grande parte do estado, principalmente na regiões de fronteira, com a Argentina e Uruguai. O frio deve ser menos intenso, com períodos mais curtos de temperaturas baixas, se comparado ao mesmo período do ano passado

Ainda c om relação a temperatura, o mês de outono deve ter características peculiares. Há uma amplitude maior com temperaturas baixas pela manhã e aumento na parte da tarde. Essa climatologia vai se reduzindo conforme nos aproximamos do inverno, quando as temperaturas devem ter um maior equilíbrio entre a manhã e a tarde. As geadas, comuns nessa época do ano deve diminuir em 2019, também devido a influencia do El Nino. A primeira aparição do fenômeno deve ocorrer somente na primeira quinzena de maio, na Serra Gaúcha. Já com relação a incidência de temporais e tempestades, o prognóstico de episódios ocorrendo entre abril e início de maios, mesmo que com menor frequência.

Depois dos altos e baixos do último verão, a estação se despede com mudança no tempo. Logo de cara, o outono chega marcado por uma frente fria que promete uma queda significativa na temperatura em todo o Estado. A previsão do tempo para os próximos dias na Serra Gaúcha aponta para períodos de céu nublado, intercalando com predomínio de sol entre nuvens e pancadas de chuva. As temperaturas oscilam entre os 9ºC e os 26ºC.