Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves produz vídeo com a música “Águas de Março”

“São as águas de março fechando o verão / É a promessa de vida no teu coração”. Esse pequeno trecho da música “Águas de Março”, lançada em 1972, expressa uma realidade que poderá acontecer, que está no desejo de cada ser humano de compartilhar um novo amanhecer menos danoso à saúde. É claro que o contexto da pandemia nos leva a essa interpretação num momento tão frágil que o mundo está vivenciando.

E a canção composta por Tom Jobim e imortalizada em sua voz e de Elis Regina ganha uma versão com arranjos do maestro da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, Gilberto Salvagni, e executada instrumentalmente pelos seus integrantes. O evento virtual de lançamento está marcado para o dia 2 de março por meio de uma live nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Secretaria de Cultura (@culturabento), que, ainda, vai contar com um bate-papo sobre a produção.

Para cantar, o maestro convidou 20 vozes de Bento Gonçalves e de Caxias do Sul que forma uma tessitura polifônica como ele nos fala: “na parte vocal aproveitamos a ideia do duo Tom e Elis e fizemos vários duos com vozes masculinas e femininas dialogando. Como a letra é feita com enunciados como “é pau, é pedra”, cada enunciado remete a uma imagem, o que dá margem pra troca de cantor em qualquer ponto da música sem quebrar a narrativa. O grupo Metamorfose também faz alguns backings além de um trecho coral (vozes diferentes no mesmo ritmo)”.

A maestrina do grupo vocal Metamorfose, Cibele Tedesco, destaca que “é uma honra e uma alegria participar deste vídeo. ‘Águas de Março’ é um trabalho elaborado como se fossem perguntas e repostas que vão contando uma história. No ano que vem, ela vai completar 50 anos e segue muito atual”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “o vídeo é a representação de um momento único. Temos nomes que estão na vanguarda musical de Bento Gonçalves e que, mesmo neste momento tão delicado, seguem com suas carreiras. São nomes consolidados dentro do cenário musical serrano e estadual que expressam uma única voz de esperança”.

Artistas convidados, na ordem em que aparecerão no vídeo: Ines Rizzardo, André Seben, Viviane Mello, Rodrigo Soltton, Cristiane Eckhardt, Vinícius Antoniazzi Brandelli, Lu Ferreira, Evandro Ricardo de Souza, Cris Tomasini, Maurício Tusset, Cláudia Marchioro dos Santos, Jeve Carelli, Marco Antônio, Bruna Borges, Kelvin Alves e Grupo Metamorfose: Cibele Tedesco, Denise Genari, Iomara Troian, Renata Todeschini e Samantha Pecce.

O projeto Bento in Concert é uma realização da Fundação Casa das Artes por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cooperativa de Crédito Sicoob Meridional, Ceran – Companhia Energética Rio das Antas e Geremia Redutores.

Serviço:
O que: lançamento de “Águas de Março” pela Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves e 20 vozes
Quando: 2 de março de 2020
Onde: Redes sociais (Facebook e YouTube) da Secretaria de Cultura (@culturabento)

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves