Operação Hermanos prende 11 e recolhe drogas, dinheiro e armas

A 6ª Delegacia Regional de Passo Fundo, Especializada em Furtos Roubos Entorpecentes e Capturas (Defrec), e a Delegacia de Polícia de Tapejara, deflagraram, na manhã desta segunda-feira (28), a Operação Hermanos em combate a roubos de veículos na região. Foram cumpridas 43 ordens judiciais, das quais seis mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão. A ação ocorreu nas cidades de Passo Fundo, Marau, Carazinho, Não-Me-Toque, Caxias do Sul, Crissiumal, Santo Ângelo, Tiradentes do Sul e Dr. Mauricio Cardoso. Na ação 11 pessoas foram presas, 12 armas e cinco veículos apreendidos, além de drogas, R$ 5 mil em dinheiro, aproximadamente 400 pacotes de cigarros e munição de diversos calibres

Segundo o delegado Venícios Demartini, no dia 18, foi roubada uma caminhonete Hilux em Santa Cecília do Sul. Após investigação, os três indivíduos que efetuaram o roubo foram identificados pelas vítimas. Com eles foram localizadas a chave da caminhonete e outros objetos roubados, recuperando o veículo, que estava no mesmo local de outros que haviam sido roubados em março.

O delegado Diogo Tomczak Ferreira disse que a investigação teve início logo após a recuperação de duas caminhonetes roubadas, a prisão de três indivíduos e apreensão de um adolescente. Durante as ações foram identificados vários indivíduos ligados à organização criminosa que praticava a adulteração de sinais identificadores, remessa à fronteira da Argentina e troca por cigarros, drogas e armas de fogo, que são vendidos novamente na região.

Schenkel destaca que a organização criminosa escolhe previamente as caminhonetes a serem roubadas, para posterior subtração, ocultação, adulteração, remessa a fronteira, troca pelas mercadorias ilícitas, e por fim, venda e distribuição de cigarros paraguaios e drogas na região. “O esquema criminoso é lucrativo para seus integrantes. A organização criminosa é complexa, todos possuem divisão específica de tarefas e o sistema é retroalimentado”, explicou.

Participaram da Operação 15 delegados e 150 agentes da Polícia Civil, distribuídos em 50 viaturas. Além de policiais civis de todas as delegacias de Passo Fundo também apoiaram as ações em Carazinho, Soledade, Três Passos, Santo Angelo, Santa Rosa e Caxias do Sul.

Fonte: Polícia Civil RS