Operação Dominus contra o tráfico de drogas é deflagrada em Veranópolis

No último sábado, dia 13, a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Veranópolis, deflagrou a Operação Dominus, referente a uma investigação de tráfico de drogas e associação criminosa. Conforme o delegado Marcelo dos Santos Ferrugem, a investigação durou sete meses, sendo que, neste período, foi possível apurar o envolvimento de diversas pessoas, onde existia uma cadeia hierárquica na organização criminosa, com divisão de tarefas.

Baseado no que foi apurado durante a investigação, após representação ao Poder Judiciário, foram deferidos cinco mandado de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão em imóveis, seis mandados de busca e apreensão de veículos e seis mandados de bloqueio de contas e valores. Dos mandados de busca e apreensão em imóveis, dez foram cumpridos na cidade de Veranópolis, três na cidade de Cotiporã, um na cidade de Nova Prata, dois na cidade Nova Bassano e um na cidade de Novo Hamburgo.

A operação resultou na prisão preventiva de cinco presos preventivos e três presos em flagrante (uma mulher por tráfico de drogas, um indivíduo por receptação e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e outro, por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido), sendo que destes, dois não possuem ligação com a organização criminosa investigada. Um foi preso durante abordagem, em via pública, no momento em que ocorriam as buscas e outro, havia relação com a receptação de uma televisão, objeto de furto, a qual foi recuperada.

Durante a ação houve apreensão de aproximadamente 104 gramas de cocaína, porções de maconha, balança de precisão, cartuchos de munição de vários calibres,  uma espingarda calibre .40, uma espingarda calibre .32, dinheiro, celulares, quatro veículos e a recuperação de uma motocicleta em situação de furto.

Segundo os delegados Marcelo dos Santos Ferrugem e Paulo Roberto Rosa da Silva, titular da 8ª DPRI, a operação desencadeada alcançou seus objetivos, transcorrendo tudo dentro da normalidade. Além dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Veranópolis, houve a participação de policiais de várias Delegacias de Polícia da 8ª DPRI, além de apoio de policiais civis da 15ª DPRI e da Brigada Militar. A ação contou com aproximadamente 150 policiais, entre civis e militares.

Fonte e foto: Polícia Civil