Oficina de gastronomia funcional beneficia comunidade de Faria Lemos

Nesta segunda-feira, 23, a Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, por meio do Programa Municipal de Qualificação e Desenvolvimento do Meio Rural, e a Emater-RS/Ascar Bento Gonçalves promoveram a primeira oficina prática de gastronomia funcional, na comunidade de Faria Lemos.

A atividade, que contou com a participação de 14 mulheres, integra o Plano de Ação Socioassistencial – Defesa e Garantia de Direitos, coordenado pela Emater, cujo objetivo é incentivar a melhoria na qualidade da alimentação das famílias, promovendo saúde às comunidades do interior.

Na oportunidade, foram feitas receitas de doces, salgados e sucos com ingredientes saudáveis, acessíveis e que são produzidos na propriedade, como gengibre, açafrão, alho-poró, batata doce, entre outros, como forma de incentivar o resgate de hábitos alimentares saudáveis com produtos produzidos na propriedade.

A oficina foi ministrada pela nutricionista da Secretaria da Agricultura, Caroline Tessaro, e pela extensionista social da Emater, Maria de Lourdes Pancotte. Em agosto, a comunidade também recebeu um bate-papo sobre cuidados com a alimentação. O tema da conversa foi à associação da alimentação às doenças crônicas tais como diabetes, hipertensão, osteoporose, dentre outras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Fotos: Divulgação/SMDA