“OAB Vai a Escola” realiza a primeira palestra do ano para a EMEF Anselmo Luigi Piccoli em Bento

IMG_1901_2

Na manhã desta sexta-feira, 13, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli recebeu a primeira palestra de 2018 do projeto “OAB vai à Escola”. Organizado pela OAB – Subseção de Bento Gonçalves, por meio da Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA), a ação tem o intuito de despertar a consciência dos jovens em relação às atitudes que podem ser tomadas, visando um convívio harmônico com a família, escola e comunidade, bem como, conscientizar sobre as conseqüências de atitudes impensadas ou violentas.

É proposto para os educandários três temas: os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e no Direito do Consumidor, abordando o perigo cibernético e os limites do direito de reclamar; Estatuto da Criança e do Adolescente com ênfase no Ato Infracional e as medidas socioeducativas aplicadas; violência doméstica e na escola, bullyng e as formas de denúncia, uso e porte de drogas e suas responsabilidades.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, destacou que “o encontro é uma oportunidade ímpar, pois aproxima os alunos de 8º e 9º anos de ações e regras previstas nas leis. Essa conversa é uma preparação para o futuro, pois os alunos precisam ter acesso a essas informações que forma o cidadão consciente e ético”.

O presidente da OAB – Subseção de Bento Gonçalves, Cleber Dalla Colletta, explanou que “A OAB é uma entidade de classe que defende, fiscaliza e representa a advocacia. Além disso, a entidade tem uma função social que é a de participar da comunidade do nosso município. Nessas palestras, nós apresentamos um pouco de como funciona o trabalho de um advogado para que, juntamente com os temas que selecionamos para os educandários, possamos caminhar lado a lado com as mudanças que acontecem na sociedade”.

O representante da Câmara de Vereadores, Eduardo Vírissimo salienta, “o papel da advocacia e do advogado em nossas vidas é fundamental, pois nossa vida é feita de leis e regras. Quem não segue as leis e as regras não sabe conviver em sociedade. Esse trabalho que a OAB realiza nos traz noções que precisam ser difundidas a partir da pré-adolescência porque estrutura e organiza nosso papel de agentes sociais na esfera pública”.

Participaram da abertura do projeto “OAB vai à Escola” o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, o presidente da Comissão Especial do Jovem Advogado, Matheus Barbosa, a diretora da EMEF Anselmo Luigi Piccoli, Aliene Di Bernardo Rizzon, o presidente do Círculo de Pais e Mestres, Alexandre Facchin e o representante do Conselho Tutelar, Leonides Lavinicki.

O evento é uma realização entre a Secretaria de Educação e a OAB – Subseção de Bento Gonçalves. A próxima palestra será na EMEM Alfredo Aveline, no dia 27 de abril.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon