Na CIC Caxias, Pasin defende aproximação de propósitos para a região da Serra

Pela primeira vez na história da CIC de Caxias do Sul (Câmara da Indústria, Comércio e Serviços), um prefeito de Bento Gonçalves foi o palestrante em reunião almoço. Foi nesta segunda-feira, dia 2, onde Guilherme Pasin – também presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) – representando 36 municípios – abordou a pauta  “Serra unida – nossa história e nossa força”.

Inicialmente falou de sua trajetória como prefeito e seus desafios. Reforçou potencialidades como 1500 eventos realizados na cidade em 2018, o que colaborou para 1,5 milhão de visitantes naquele ano. Compartilhou o andamento de 128 obras e apontou algumas de grande relevância, como o novo Presídio Estadual, o túnel de acesso ao bairro São João e as PPPs (Parcerias Público Privadas) para o Complexo de Saúde, iluminação pública, o projeto da Usina de Resíduos Sólidos e o Bento + Livre, de Liberdade Econômica, que desburocratiza uma serie de fatores para classe empresarial.

Pasin mencionou a necessidade de união como fundamental inclusive para recentes conquistas que estão sendo implantadas na Serra como através do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA), o circuito integrado de segurança pública, a extinção da Substituição Tributária para o vinho, a busca pela Zona Franca da Uva e do Vinho que está avançando, entre outros pontos.

Compartilhou pautas necessárias de conjuntamente serem buscadas como: a Região Metropolitana da Serra Gaúcha, acesso asfálticos para três municípios da Amesne, a conclusão da BR-470, a Rodovia da Serra (BR-448), o Porto no Litoral Norte, Aeroporto Regional (Vila Oliva) e a busca da iniciativa privada especialmente para a ERS-122, RSC-453 e ERS-446.

Foi questionado pelos presentes sobre a possibilidade de uma candidatura como representante da região em nível Federal ou Estadual, mas limitou-se a reforçar a conclusão do mandato no final do próximo ano como prioritário.

Participaram da palestra Secretários Municipais de Bento Gonçalves, o presidente do CIC/BG, Elton Gialdi, da CICs Serra, Edson Morello, prefeitos da Amesne, bem como sócios e empresários de Caxias do Sul e região.

 

Fotos: Felipe Machado

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da CIC Caxias