Museu do Imigrante lança livro virtual do projeto “Laços Patrimoniais”

Finalizando o projeto que atualizou o inventário físico do município, nesta quarta-feira, 19, o Museu do Imigrante vai lançar o livro “Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves”.  O evento irá ocorrer de forma online, às 19h, pela página da instituição no Facebook.

De acordo com a museóloga Deise Formolo, a publicação do livro traz um mosaico de ligações de diversas etnias que compõem o município. “Para além do patrimônio edificado de Bento Gonçalves, a pesquisa e o livro são os resultados de vivências e de estudos profundos da vida que se fez em Bento Gonçalves. Nesta empreitada foi possível investigar, constatar e registar para além daquilo que já tinha sido feito em 1994”.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destaca que a obra promove uma viagem as origens. “O livro Laços Patrimoniais já nasce clássico e de referência. A partir do inventário de 1994, a equipe do Museu do Imigrante pode ampliar o seu escopo ressaltando as diversas etnias que compôs Bento Gonçalves, bem como, refirmar valores e identidades destes 131 anos de emancipação”.

“Laços Patrimoniais: construindo um inventário colaborativo para Bento Gonçalves” configura-se em um projeto de educação patrimonial, selecionado no Edital SEDAC nº 01/2019 “FAC Educação Patrimonial”, com financiamento de R$ 50 mil (cinquenta mil reais) pela Secretaria de Estado da Cultura e contrapartida de R$ 20 mil (vinte mil reais) da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves.

A equipe principal do projeto é composta por servidoras da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves: Secretaria de Cultura – Museu do Imigrante, Secretaria Municipal de Educação, representantes do curso de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul, um fotógrafo e um historiador, ambos contratados, bem como parcerias com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural e Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

A equipe do Museu do Imigrante produziu um tutorial sobre como pode ser explorado o livro digital e pode ser acessado por meio deste link: https://www.youtube.com/watch?v=3jbYosHTBwc

O livro virtual pode ser conferido por meio deste link: encurtador.com.br/jCHIV

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

(RM)