Município promove Semana de Educação para o Trânsito em Bento

Os acidentes de trânsito não ocorrem por acaso e são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas por parte de condutores e pedestres. Baseado nisso, a Semana Nacional de Trânsito deste ano, que ocorre de 18 a 25 de setembro, tem como tema “Nós somos o trânsito” e busca trazer uma reflexão sobre os comportamentos e deveres dos usuários das ruas e vias.

Em Bento Gonçalves, o foco das ações será a conscientização sobre o uso correto das faixas de segurança, infração recorrente na cidade. O objetivo é envolver diretamente a comunidade nas ações e estimular os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Gilberto Rosa, a maioria das infrações tem como motivação falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do cenário atual. ‘Nós somos o trânsito’ mostra que todos têm um papel determinante para minimizar as ocorrências e, consequentemente, reduzir o número de vítimas no trânsito”, salienta.

A programação da Semana inicia nesta terça-feira, 18, com uma palestra sobre Direção Defensiva na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) da empresa Mazzutti Copat. Nos dias 19 e 24, a conscientização no trânsito também será abordada com encontros no Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Agostino Brun, respectivamente.

Práticas como: Dirija com atenção; Atravesse na faixa de pedestres; Respeite a sinalização e as leis de trânsito; e Utilize de equipamentos de segurança nos veículos (incluindo capacetes e joelheiras, no caso de ciclistas), são alguns dos tópicos que serão tratados como forma de instigar a população a fazer sua parte.

Caso as condições climáticas sejam favoráveis, nesta terça-feira, 18, será instalado na Via Del Vino uma barraca da Balada Segura, onde juntamente com o Sest Senat, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) ofertará orientações, consultas ao sistema para a Carteira Nacional de Habilitação e documento de veículos. Além disso, será feita a distribuição de material educativo e de cursos para condutores especializados.