Morre em Bento Gonçalves o empresário José Eugênio Farina, aos 95 anos

Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 27, em Bento Gonçalves, o empresário José Eugênio Farina, aos 95 anos de idade. Atualmente Farina era presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini, mas possui uma extensa história no ramo moveleiro e empresarial.

Na década de 70 adquiriu a até então fábrica de acordeões Todeschini, e a tranformou em um dos mairoes grupos moveleiros do país, com reconhecimento internacional, que hoje conta com as marcas Todeschini, Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.

Foi integrante do Conselho Fiscal do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) ininterruptamente entre os anos de 1977 e 1987, além de ter ocupado a função de diretor de Exposição Industrial na 1ª e 2ª edições da Mostra do Mobiliário, hoje a feira Movelsul Brasil. Historicamente, foi sempre um apoiador da atuação coletiva do setor, ao estimular a participação de executivos da empresa na diretoria do Sindmóveis, o que transcorre de forma voluntária. Nos dias atuais, a diretoria do Sindmóveis conta com a atuação da neta de José Eugênio, Letícia Farina, como diretora de Serviços.

José Eugênio Farina deixa a esposa Lourdes e quatro filhos: João, Paulo, Ricardo e Virginia, além de oito netos, três noras e um genro. Os atos fúnebres iniciam nesta quarta na Sala A das Capelas São José de Bento Gonçalves. Na quinta-feira o corpo será transladado ao Memorial Crematório São José de Caxias do Sul, onde ocorre a cremação.

Fonte: Central de Jornalismo Difusora com informações do Sindmóveis-BG