Moradores do interior recebem curso de floricultura em Bento

20180911_154256

Cursos de qualificação voltados às áreas de informática e gastronomia são ofertados constantemente pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA) aos moradores do interior de Bento Gonçalves. Nesta semana mais um tema passou a integrar as capacitações ofertadas. Nos últimos dias 11 e 12, a comunidade da Linha Buratti do Distrito de Tuiuty recebeu o curso “Floricultura – Produção de Plantas em Vaso”, ministrado pela instrutora do SENAR, Jucelaine Vanin, no Salão da Comunidade Espírito Santo.

O curso, de 16 horas, abordou o cultivo de bromélias, crisântemos, gerânios, gérberas e orquídeas. Qualidade do substrato, adubação, propagação de plantas e outros tratos culturais, aspectos relacionados ao custo de produção e oportunidades de mercado foram alguns dos tópicos apresentados. As participantes trouxeram mudas de flores diversas de suas propriedades para praticar os conhecimentos adquiridos durante a capacitação.

O objetivo da Secretaria ao promover as capacitações em floricultura é incluir a produção de flores como uma atividade rentável nas propriedades, gerando aumento da renda, propiciando emprego e a permanência da família e seus sucessores no meio rural.

O secretário da pasta, Dorval Brandelli salientou, tanto na abertura quanto no encerramento dos encontros, a importância de despertar a atenção dos produtores para outras alternativas. “A região do Buratti, que já produz uvas de boa qualidade, além das melhores frutas cítricas da região, poderá, aproveitando a singular beleza natural e possuindo condições especiais de clima propícias para produção de flores, ter um promissor e seguro mercado de consumo com as espécies. Através de cursos de capacitação, que contemplem também a gestão e o planejamento, a atividade com flores poderá ser uma alternativa de produção nas propriedades, aumentando a renda familiar”.

O titular da pasta destacou ainda o potencial turístico da localidade. “O objetivo é oportunizar atrativos de renda para os moradores, criando, além disso, atrações aos turistas no Buratti, transformando o local em uma rota de passeio, que junto às belezas naturais, aproveitarão para adquirir flores, frutas e produtos elaborados na região”, pontuou Brandelli.

Participaram do curso 11 mulheres: Marilene Riboldi Conci, Lourdes Sganzerla Bellé, Erica Bellé, Inésia Andreis Tonello, Helena Tonello, Rejane Trentin, Ana Glória Riboldi, Ofélia Pedretti Rizzardo, Lúcia Fornasier Conci e Elizane Fátima Szefer Riboldi.

A capacitação foi desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).