Moradores denunciam poluição e mortandade de peixes em córrego que passa por Farroupilha e Bento

No início desta semana a Rádio Difusora recebeu duas denúncias de mortandade de peixes e poluição em um córrego que passa pelas localidades de Linha Alencastro, em Farroupilha, e Caminhos de Pedra, interior de Bento Gonçalves.

Moradores do distrito de São Pedro, denunciaram a mortandade de peixes devido ao despejo de dejetos industriais em no pequeno córrego que passa da localidade. Os moradores acreditam que alguma empresa esteja despejando dejetos industriais, por conta da espuma que acumula na água, e pela coloração bem escura com odor insuportável. No último final de semana morreram vários peixes, conforme denúncia, sendo que alguns foram retirados do rio e colocado em um açude pra que pudessem sobreviver.

A outra reclamação recebida pela emissora partiu de um morador da Linha Alencastro, em Farroupilha, relatando a mortandade de peixes no mesmo córrego, só que em um ponto anterior. Segundo o relato do morador a poluição teria sido causada por uma vinícola de Farroupilha.

A reportagem entrou em contato com a secretarias do meio Ambiente de Bento Gonçalves e de Farroupilha. A Secretaria de Meio Ambiente de Bento confirmou o recebimento da denúncia sobre a mortandade de peixes, fato que foi repassado para o Município de Farroupilha pois estaria do lado pertencente ao Município.

Já a Secretaria de Meio Ambiente de Farroupilha não confirma o contato da secretaria de Bento sobre o primeiro caso, mas informa que está acompanhando o caso da Linha Alencastro, interior do município, onde realizou já uma ação.

Central de Jornalismo  / Unidade Móvel Difusora