Monumento ao Laçador é destaque em selo lançado na noite de terça

Dentro da programação da Semana Farroupilha, os Correios lançaram na noite de terça-feira, 19, o selo que destaca a estátua do Laçador. A peça filatélica faz parte da emissão especial “Monumentos Históricos Brasileiros”, composta por três selos e carimbo comemorativo que ilustram edificações reconhecidas por sua importância cultural em diferentes regiões do Brasil: O Laçador, em Porto Alegre (RS); a Estátua Equestre de D. Pedro I, no Rio de Janeiro (RJ); e o Monumento à Abertura dos Portos da Amazônia às Nações Estrangeiras, em Manaus (AM).

Em Porto Alegre, a cerimônia de lançamento do selo ocorreu no palco principal do Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, ás 18h. Carlos Paixão Côrtes, filho do tradicionalista João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, que serviu de modelo para a criação da estátua, participou da obliteração da peça filatélica. Além dele, a neta do escultor Antônio Caringi, Manuela Caringi, também irá representar a família no evento.

Criada em 1954 pelo escultor Antônio Caringi, a Estátua do Laçador é considerada patrimônio histórico de Porto Alegre desde 2001. O selo que será lançado pelos Correios foi confeccionado a partir de fotografia com técnicas de arte finalização em computação gráfica.