Missão ACI retorna da Itália com ideias para o turismo rural

Missão ACI 2017 - foto Eliani Inês Lanzarini (2)

As descobertas e sensações vividas entre os dias 3 e 13 de maio ficarão para sempre na memória dos doze empresários associados à Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa que participam da terceira Missão rumo à Itália. Com visitações à Tutto Food, terceira maior feira de alimentos do mundo, diversas empresas alimentícias e paisagens de tirar o fôlego, os empreendedores vivenciaram experiências para aperfeiçoar o atendimento nas rotas turísticas de Carlos Barbosa.

O propósito de conhecer atrações, atendimento e diferenças do turismo italiano teve como foco conhecer os métodos italianos para aplica-los nas rotas Recanto Bergamasco e L’Amore Di Colonia. Para isso, os associados visitaram produtores e fomentadores do turismo rural em 17 cidades, como Milão, Bérgamo, Treviso, Nove, Veneza e Marostica.

Segundo o Presidente da ACI, Fabiano Paloschi Ferrari, a capacitação do associado é fundamental para os negócios. “Um dos propósitos da ACI é qualificar os empreendedores do turismo rural. Nessa Missão, levamos associados das duas rotas turísticas desenvolvidas em parceria com a associação para aprimorar cada vez mais o atendimento ao turista na nossa região, atraindo mais visitantes para a Serra Gaúcha”, reforça.

A coordenadora da Missão ACI, Eliani Inês Lanzarini, conta que o grupo visitou 10 empresas de queijos, salames e criação de trutas, além de pousadas e restaurantes com comida típica das regiões. “Estes locais valorizam produtos como queijo, aspargo, radicchio rosso, cereja, entre outros, agregando valor ao produto pelos seus diferenciais e pela qualidade única, com Denominação de Origem Protegida (DOP), e Denominação de Origem Controlada (DOC)”, explica Eliani.

Para Ilva Tomazel, integrante da rota L’amore Di Colonia, a viagem ao velho continente representa uma oportunidade de valorizar as características dos roteiros de Carlos Barbosa. “Nós vimos na Itália o que é preservado pela comunidade local, tudo muito original. Com certeza trago muitas ideias para o nosso grupo, sempre pensando em melhorar as propriedades da rota”, comenta a empreendedora. Já Iraci Benelli, membro do Recanto Bergamasco, destaca que a missão foi um resgate que possibilitou o intercâmbio de culturas e experiências. “Trouxemos muita história e vamos mostrar muito do que aprendemos e conhecemos. Agradecemos ao povo brasileiro por confiar no nosso trabalho”, completa.

Após visitas a cidades italianas que empreendem e fortalecem turismo rural com iniciativas como queijarias, empresas e demais estabelecimentos, os integrantes da missão ACI Itália retornaram ao Brasil com diversas experiências e ideias na bagagem. “Retornamos com lição de casa para fazer, mas, acima de tudo, com orgulho de sermos descendentes de italianos. Devemos conhecer nossas origens e valorizar o nosso lugar”, finaliza a coordenadora da Missão ACI.

Foto: Eliani Inês Lanzarini

Conceitocom Brasil