Ministério da Defesa aguarda o alistamento militar de mais 200 mil jovens

A poucos dias de encerrar o prazo para o alistamento militar, a expectativa do Ministério da Defesa é receber ainda a inscrição de cerca de 200 mil jovens. Até o momento, aproximadamente 1,6 milhão realizaram o alistamento, informa o coordenador da Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa, Coronel Fernando Penasso.

A inscrição pode ser feita de qualquer região do país nas Juntas do Serviço Militar, até a sexta-feira (28), ou pela internet, acessando o site: www.alistamento.eb.mil.br, o prazo encerra no domingo (30). Para a inscrição presencial, no caso de o jovem ter dificuldade de acesso à internet, basta comparecer à Junta Militar mais próxima e levar certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista, duas fotos 3×4 recentes e o comprovante de residência. No local, preenche o formulário para validação dos dados pessoais.

“Quem perder o prazo e não realizar o alistamento militar fica sujeito ao pagamento de multa de R$ 4,32 e não consegue obter passaporte, carteira de trabalho, registro de diploma de profissões liberais, fazer matrícula ou inscrição em concursos públicos”, destaca o Coronel Penasso.

Após o prazo do alistamento, 90 mil jovens serão incorporados em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica. Os convocados recebem o fardamento e vencimento mensal. “Durante a prestação do serviço militar obrigatório, com duração de um ano, terá direito à assistência médica e odontológica”, completa o coordenador do setor.

No Brasil, os jovens do sexo masculino que completam 18 anos, em 2019, devem realizar o alistamento. Para tirar dúvidas sobre esse processo, os interessados podem acessar a página do alistamento online e clicar no ícone Perguntas frequentes, que fica localizado no canto superior da página.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom)/Ministério da Defesa

Foto: Tereza Sobreira