Metsul Meteorologia alerta para temporais no Rio Grande do Sul

chuva3

A MetSul Meteorologia alerta para um possível cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira à medida que sistema frontal avança do Uruguai e a Argentina para o Estado, trazendo chuva generalizada e temporais para a maioria das regiões até o final do dia. Adverte-se que o rápido deslocamento do sistema, a instabilidade em perfil de linha e a massa de ar muito quente sobre o território gaúcho criam um ambiente favorável a fortes temporais.

Há risco de granizo, mas a maior preocupação no deslocamento do sistema pelo Estado será a possibilidade de vento forte. É provável o registro de vendavais que isoladamente podem causar danos por rajadas próximas ou acima de 100 km/h, como já ocorreu na área de Buenos Aires durante a madrugada. Como são fenômenos severos localizados, não é possível precisar várias horas antes qual localidade pode ser mais ou menos atingida, mas tão-somente o risco. Simulações computadorizadas analisadas pela MetSul sinalizam a possibilidade de formações em arco (bow echo) que costumam provocar vento intenso.

Os temporais atingem inicialmente hoje o Oeste e o Sul do Estado entre o fim da manhã e a primeira metade da tarde, deslocando-se rapidamente pras demais áreas do Rio Grande do Sul entre o meio da tarde e a noite. Modelos numéricos projetam que a instabilidade alcançaria a área de Porto Alegre entre a noite de hoje e a madrugada desta sexta-feira. Alguns dos dados sugerem que a frente pode chegar com instabilidade forte na área da Capital e região metropolitana, onde o dia será bastante quente (máximas de até 36ºC), o que será um fator agravante para o cenário de tempo severo.

A MetSul destaca ainda a probabilidade de altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul entre hoje e o domingo. Serão dois episódios de forte instabilidade. O primeiro de hoje para amanhã, já destacado, e o segundo no domingo. Na soma dos dois eventos, pontos do Estado poderão ter 100 mm a 200 mm, particularmente no Oeste e no Sul. Amanhã, o tempo melhora cedo na maior parte do Estado no decorrer do dia, mas na Metade Norte ainda chove. O segundo evento com chuva forte no Estado se concentrará no domingo, apesar de chuva já entre a tarde e a noite de sábado em alguns locais. Uma frente fria impulsionada por massa de ar frio avança no domingo e encontra ar quente e úmido que cobre o Sul do Brasil. Por isso, o domingo também tem risco de temporais no território gaúcho. Na segunda, com ar seco e mais frio, o sol voltará a predominar no Rio Grande do Sul.

Fonte: (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall com foto de arquivo de Agrovit/Uruguaiana)