Mercado nacional do vinho na expectativa para a 9ª Grande Prova Vinhos do Brasil

A maior prova às cegas de vinhos brasileiros disponíveis no mercado recebe apoio de uma série de instituições ligadas ao mundo do vinho para sua realização entre os dias 26 e 29 de outubro

Algumas das principais entidades ligadas ao vinho no Brasil já estão na expectativa para mais uma edição especial da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) e manifestaram apoio à 9ª edição do evento, que acontecerá de 26 e 29 de outubro, no Hotel Vila Galé, na Lapa, Rio de Janeiro. Afavin, Agavi, Apromontes, Aprovale, Associação Vinhos da Campanha, Asprovinho, Embrapa, Fecovinho, Sindusvinho (SP), Sindivinho RS e SC, Uvibra, Vinhos de Altitude, Vinhovasf e Vinhos Finos de Inverno já estão incentivando que seus associados participem com o envio de amostras.

Para Valter José Pötter, presidente da Associação Vinhos da Campanha, entidade que reúne 17 vinícolas da região da Campanha Gaúcha, a GPVB, sem dúvida alguma, é uma iniciativa de grande importância para o setor vitivinícola nacional, por ser uma iniciativa profissional, democrática e por dar condições para que se demonstre a diversidade e a qualidade dos vinhos nacionais que hoje são produzidos. “Quem participa da GPVB tem a oportunidade de comparar seus produtos com o que está sendo produzido no Brasil, visto que a comissão julgadora é formada por profissionais idôneos e que dão condições para uma avaliação adequada da situação de qualidade e diversidade da produção nacional. Apoiamos integralmente a GPVB”, enfatiza.

O presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Deunir Luis Argenta, entidade apoiadora da GPVB 2020, aponta que a entidade acompanha a trajetória da Grupo Baco Multimídia e sabe do quão valioso tem sido este trabalho e o quanto tem relação direta com a valorização e divulgação do vinho brasileiro. “Falando mais especificamente da Grande Prova de Vinhos do Brasil, temos ciência da grande visibilidade que o evento traz para nossos vinhos, espumantes e sucos de uva. É uma realização imensurável que se tornou tradicional no calendário de eventos do setor vitivinícola brasileiro. Temos convicção da importância do evento, auxiliando na disseminação da cultura do vinho nacional”, observa.

A maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional está com o período de inscrições de amostras aberto, de forma gratuita, até o dia 16 de outubro e posteriormente elas serão degustadas por um time de renomados especialistas, aferindo assim plena confiança aos resultados.

Interessados em participar podem solicitar a ficha de inscrição pelo [email protected]

Marcelo Copello, presidente do júri, destaca que o apoio de uma série de entidades renomadas do Brasil, reforça ainda mais credibilidade da GPVB. “Esse time de entidades atesta o trabalho sério realizado pela GPVB, evento que chega em sua 9ª edição”, enfatiza.

Em sua primeira edição, em 2012, o certame recebeu 284 amostras de vinhos de 46 vinícolas, atingindo em 2019 seu o recorde absoluto de 1072 amostras, com números auditados, sendo 1034 vinhos e 38 sucos de uva, de 122 vinícolas. Os sucos de uva tiveram sua primeira participação em 2016 e neste ano será realizada a 5ª Grande Prova Sucos de Uva do Brasil.

Na edição de 2020, além de as vinícolas terem a oportunidade de já apresentarem alguns produtos desta safra, considerada a melhor de todos os tempos, o número de categorias ganha mais quatro novidades: o espumante tinto, e três classes de Orgânicos/naturais/biodinâmicos: tintos, brancos e espumantes.

Sergio Queiroz, jurado, sócio-diretor do Grupo BACO, ressalta que diante de tantas boas notícias, a GPVB 2020 sabe da responsabilidade e do desafio de aferir safras sequencialmente de melhor qualidade. “A adesão e apoio até aqui tem sido algo extremamente estimulante, ainda mais quando tínhamos dúvidas sobre a realização da Grande Prova. O ano é muito especial para os vinhos do Brasil, que mereciam essa celebração, estamos diante de uma safra histórica, considerada a melhor de todos os tempos, e com forte crescimento do consumo. Temos que aproveitar esse momento positivo e consolidar de vez o posicionamento dos nossos Vinhos”, ressalta.

Conheça os apoiadores da 9ª GPVB

Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos Espumantes Sucos e Derivados (Afavin), localizada em Farroupilha (RS); Associação Gaúcha De Vinicultores (Agavi), situada em Flores da Cunha (RS); Associação de Produtores de Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), fixada em Flores da Cunha (RS); Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), sediada em Bento Gonçalves (RS); Associação Vinhos da Campanha, estabelecida na fronteira Oeste do RS; Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), situada em Pinto Bandeira (RS); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho), localizada em Bento Gonçalves (RS); Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), fixada em Farroupilha (RS); Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho), com sede em São Roque (SP); Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Beb. Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul (Sindivinho), sediada em Caxias do Sul (RS); Sindicato da Indústria do Vinho no Estado de Santa Catarina (Sindivinho), instalada em Videira (SC); União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), com sede em Bento Gonçalves (RS); Vinhos de Altitude, instalada em São Joaquim (SC); Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); e Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), localizada em Caldas (MG).

Selo e premiação

A novidade da edição 2020 será a divulgação dos grandes vencedores logo após a conclusão da GPVB 2020, em evento no dia 31 de outubro, consagrando a abertura do Rio Wine and Food Festival 2020.

Sobre o Grupo BACO Multimídia

O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação, consultoria e inteligência de mercado que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e no exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival, que vem sendo realizado há sete anos na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça as categorias que serão avaliadas

1- Espumante Brut Branco Champenoise

2- Espumante Brut Branco Charmat

3- Espumante Brut Rosé Champenoise

4- Espumante Brut Rosé Charmat

5- Espumante Extra-Brut Branco (Charmat e Champenoise)

6- Espumante Extra-Brut e Nature Rosé (Charmat e Champenoise)

7- Espumante Nature Branco (Charmat e Champenoise)

8- Espumante Prosecco/Glera (Charmat e Champenoise)

9- Espumante Demi-Sec Branco Champenoise

10- Espumante Demi-Sec Branco Charmat

11- Espumante Moscatel Branco

12- Espumante Moscatel e Demi-Sec Rosé (Charmat e Champenoise)

13- Espumante Tinto

14- Branco Chardonnay

15- Branco Sauvignon Blanc

16- Branco Gewurztraminer

17- Branco Riesling Itálico e Renano

18- Branco Moscato

19- Branco Viognier

20- Branco de Outras Castas e Cortes

21- Tinto Cabernet Sauvignon

22- Tinto Merlot

23- Tinto Tannat

24- Tinto Cabernet Franc

25- Tinto Pinot Noir

26- Tinto Syrah

27- Tinto Marselan

28- Tinto Malbec

29- Tinto Touriga Nacional

30- Tinto Teroldego

31- Tinto Sangiovese

32- Tinto Tempranillo

33- Tinto Ancellotta

34- Tinto Petit Verdot

35- Tinto de Outras Castas

36- Tinto Cortes

37- Tinto Super Premium (acima ou igual a R$ 150)

38- Bag in Box

39- Rosé

40- Doces e Fortificados

41- Suco de Uva Integral Branco

42- Suco de Uva Integral Tinto

43- Orgânicos/naturais/biodinâmicos tintos

44- Orgânicos/naturais/biodinâmicos brancos

45- Orgânicos/naturais/biodinâmicos espumantes

Fonte: AdriSilva Comunicação