Mercado de Turismo tende a crescer no pós-pandemia

O Brasil é conhecido por ser um país rico em cultura e pela natureza exuberante e cidades históricas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de turismo responde por 3,71% do PIB do país anualmente. De acordo com o Ministério do Turismo, mesmo com a pandemia, as pessoas estão buscando alternativas viáveis para fazer turismo, e viajar para destinos próximos tem sido a solução no momento.

Segundo a coordenadora do curso Guia de Turismo no Senac Bento Gonçalves, Mari Hoff, o crescimento do turismo regional e nacional é uma tendência para o pós-pandemia. “O setor está fortemente impactado pela crise, mas existe uma demanda reprimida ávida por viajar, apenas aguardando as liberações e a vacinação”, explica a coordenadora.

Nessa perspectiva promissora, Holff comenta que o Técnico em Guia de Turismo é o único profissional de turismo que tem sua profissão reconhecida por lei. Segundo dados da Cadastur, cadastro nacional que reúne empresas e profissionais que atuam no setor de turismo, em 2020 foram 20 mil novos cadastros de profissionais da área. Com isso, agora há 118.786 prestadores de serviços atuando legalmente no país e o número tende a subir nos próximos anos.

Dessa forma, Holff destaca que a presença desses profissionais é essencial em viagens na condução de pessoas ou grupos em um destino turísticos. “O Guia de Turismo precisa estar conectado ao viajante, a presença digital através de redes sociais é essencial para que este profissional demonstre a importância de seu trabalho ao turista”, ressalta a coordenadora acerca das tendências futuras da profissão.

A coordenadora também afirma que quem estiver qualificado e preparado para os novos hábitos de consumo do viajante terá um lugar de destaque no mercado de trabalho. Isso porque cada vez mais os turistas querem experiências ricas em conhecimentos. Por isso, o guia de turismo tende a ser uma profissão muito requisitada no setor.

Para os interessados na área, o Senac Bento Gonçalves está com inscrições abertas para o curso Técnico em Guia de Turismo. Mais informações podem ser encontradas no site www.senacrs.com.br/bento ou obtidas pelo Whatsapp 54 99161-3507.

Fonte: Senac Bento Gonçalves

Foto: Dandy Marchetti/Divulgação