Maratona do Vinho 2020 reúne cerca de 1,5 mil atletas em Bento Gonçalves

A 7ª Maratona do Vinho reuniu cerca de 1.500 atletas vindos de diversos estados do Brasil no último domingo, 9. Os atletas disputaram provas de 5 km, 21 km e 42 km, de forma individual ou em equipes. Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul fizeram parte do trajeto percorrido pelos participantes da competição.

Muito além de uma competição esportiva, o evento, que reuniu maratonistas de alto rendimento e atletas amadores, teve como objetivo celebrar a época da vindima, estimular o enoturismo e divulgar a cultura e a gastronomia local.

Gregório Lavandoski, ex atleta, bento-gonçalvense, com vasta experiência em maratona, a nível nacional e internacional, é quem promove o idealizador e promotor do evento. Ele destaca o que torna a Maratona do Vinho tão atrativa para os esportistas, “é mais uma edição que vem se confirmando como uma grande prova, por todos os aspectos, a paisagem, a rede hoteleira, a gastronomia, a vinda de atletas de todo os estados brasileiros, isso é muito importante, dificilmente você consegue ter um evento que reúna tanto público de diversos lugares como aqui, então estamos de parabéns”, salientou

Os atletas competiram em um trajeto rural, inserido entre vales, parreirais, vinícolas e belas paisagens. Pontos estratégicos, chamados de Vino Stops, ofereceram aos participantes momentos de revezamento e descontração regados a uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, além de músicas e danças típicas da região.

Como premiação, todos os atletas receberam medalha de participação. Os cinco primeiros maratonistas receberam troféus da réplica da Pipa Pórtico e também uma porcentagem do peso corporal em vinho. Os três atletas ou equipes mais bem caracterizados, com o tema “Uva e Vinho”, receberão cestas com produtos coloniais.

O grande campeão da Maratona do Vinho 2020, foi o atleta de Erechim, Jurandir de Jesus, que já havia vencido a meia maratona em anos anteriores. O prefeito Guilherme Pasin, o diretor da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Roberto Carrato e o secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, acompanharam o evento.

Os vencedores de cada categoria serão divulgados em breve no site oficial da Maratona: www.maratonadovinho.com.br.