Mamma Chef x Papà Chef – Mangia che ti fa bene: Muito humor típico e gastronomia na cozinha a partir de 20 de janeiro

Divertida e saborosa, a receita de Mamma Chef e Papà Chef provoca muitas risadas. Os ingredientes são:

– uma esposa e um marido que casaram, se separam, mas não se desgrudam (ambos de origem italiana);

– Um roteiro gastronômico na casa de amigos, de preferência diversificado;

– Uma ideia de se tornar digital influencer da área da Culinária (mais por parte dela);

– Atrapalhadas a gosto;

– E algumas boas pitadas de discussões (não são tudo flores na vida de um casal).

O modo de preparo desta “receita” que se chama Mamma Chef x Papà Chef – Mangia che ti fa bene é simples: misture tudo, coloque a “massa” em seis programas e poste nas mídias sociais como Facebook, Youtube e Instagram. E voilá!!!! Uma série online com Mamma Izeta e Papà Roni realizando visitas a amigos, participando da preparação das receitas étnicas e muitas risadas.

Concebida pela produtora cultural Daniela Sandrin Copat, a série surgiu de uma conversa informal com amigos. Neste colóquio, trocaram ideias de como abordar a pluralidade da culinária no município, já que Bento Gonçalves é composta por africanos, alemães, poloneses, sueca, portuguesa e outras mais, aliada ao bom humor.

“Temos uma cultura que mantém sua raiz na culinária tradicional italiana, mas que hoje possui um processo próprio diversificado e que agrada a paladares”, ressalta Daniela.

E a fagulha de inspiração partiu de uma das etnias da proponente do projeto, contemplado pelo Fundo Municipal de Cultural, que é italiana. Dessa forma, uma pergunta surgiu: como seria um casal que vivem as turras, mas se ama, experimentando pratos de diferentes nacionalidades? Aos poucos outros elementos foram construindo a estrutura da série como a ideia da mulher ser influencer digital.

“Esse programa trata-se de um projeto inédito neste formato com personagens, mas que envolve também o resgate do sucesso dos antigos programas culinários radiofônicos, com um toque original de bom humor. Um modelo que sempre deu muito certo e agora volta otimizado para encantar as famílias! Resgata, também, nossas receitas “da Nona”, um patrimônio cultural passado de vó para mãe, para neta e que deve ser valorizado e compartilhado” explica Daniela.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, expressa a criatividade do projeto: “Mamma Chef e Papà Chef nos traz um retrato com muito humor sobre o choque de culturas, de estar aberto para o novo e como este se incorpora no cenário de Bento Gonçalves. É salutar termos produtos culturais que refletem esse processo vivo de intercâmbios de saberes e fazeres”.

O primeiro programa, intitulado “Churrasco Tedesco” com Rodrigo Solton e o sonho com Elvis vai estrear no dia 20 de janeiro nas redes sociais (veja abaixo os links para acessar).

Os personagens

Para contar sobre essa gastronomia cultural, foram criados dois personagens que retratam a típica mãe e o típico pai de colonização italiana evidenciando que a cultura das pessoas reflete em seu prato: Mamma Izeta e Papà Roni.

Interpretados pela atriz Måhrcia Carraro e o radialista Nei Vignatti, eles vão desafiar os convidados a cozinharem em meio as confusões e discussões típicas do casal, que vão divulgar, de forma divertida, um dos produtos da cultura de Bento Gonçalves que é a gastronomia, carregada de história e de características peculiares.

Dividida em seis episódios, a série conta com quatro já prontos para irem ao ar (nas redes sociais). Confira:

Programa 01 – Churrasco Tedesco com Rodrigo Sollton e o sonho com Elvis

Programa 02 – Comida vegana com Aninha Lazzaroto e a marmita de salame do Papà Roni

Programa 03 – Polenta com vinho das expedicionárias Deisi e Michele e o ataque das motocicletas

Programa 04 – “Estrangula o Padre” com Sandro Giordani, Itacir Giacomello e Padre Gilmar

Os outros dois episódios estão em produção e serão lançados em breve.

Sinopse do Programa piloto

Izeta e Roni vivem as turras, já se separaram, mas não conseguem ficar longe um do outro. Izeta tenta ser moderna e é muito criativa. Já Roni tem como prioridade a boa comida e ouvir os jogos do Esportivo.

De olho nas influencers do momento, Izeta parte para a primeira tentativa: tutorial de maquiagem. Mas se atrapalha com o celular e é “atrapalhada” pela chegada do Roni que veio filar mais uma refeição do dia. Surge a grande ideia: ganhar dinheiro com vídeos de gastronomia e, óbvio, filar uma privilegiada refeição.

E nessa jornada de visitar seus convidados muita diversão, atrapalhadas, risadas e, claro, ótimas receitas.

Equipe técnica

Proponente e Direção do Programa – Daniela Sandrin Copat

Mamma Izeta – Mahrcia Carraro

Papà Roni – Nei Vignatti

Produtora Cultural – Ana Inês Facchin

Filmagem, edição e fotografia – Zeto Teloken

Confira nas redes sociais o programa Mamma Chef e Papà Chef

Facebook: https://www.facebook.com/MammachefxPapachef-111560284743902

Instagram: https://www.instagram.com/tv/CYo8ZgzKZe9/?utm_medium=copy_link

YouTube: https://fb.watch/aBwkYymFH_/

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Daniela Sandrin Copat/Zeto Teloken/Divulgação

(RM)