Mais de 40 mil eleitores ainda não realizaram o cadastramento biométrico em Bento

Exatos 42.648 eleitores de Bento Gonçalves ainda não realizaram o cadastramento biométrico no município, de acordo com o Cartório Eleitoral. De um total de 89.039 pessoas, apenas 46.391 realizaram o procedimento até o fechamento desta reportagem, o que representa um percentual de 52,10%.

Conforme o chefe do cartório, Ricardo de Abreu, sem a biometria, o título de eleitor será cancelado e, como o sistema é interligado com a Receita Federal, o CPF também pode ser cancelado. Sendo assim, com o título de eleitor cancelado, os eleitores não poderão confeccionar passaporte, participar de concursos públicos e solicitar financiamento a bancos mantidos pelo governo. Caso percam o CPF, os eleitores também ficam impedidos de abrir crediário em loja, conta-corrente, poupança em banco e até mesmo receber aposentadoria.

Para regularizar a situação, os eleitores podem agendar atendimento através do site eleitor.tre-rs.jus.br/agendamento ou comparecer diretamente no Cartório Eleitoral munido de documento com foto, comprovante de endereço e CPF. Mesmo os eleitores que não são obrigados a votar, caso daqueles com mais de 70 anos, precisam realizar a biometria – o voto, no entanto, permanecerá facultativo.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3451 – 8688 ou diretamente no Cartório Eleitoral que fica na Rua Goés Monteiro, número 91, no bairro São Francisco. O horário de atendimento é das 10h às 17h.

Central de Jornalismo da Rádio Difusora