Mais de 2,9 mil alunos voltam às aulas em Garibaldi

Para mais de 2,3 mil crianças e adolescentes, a última segunda, dia 17, foi dia de voltar às salas de aula em Garibaldi. A data marcou a volta às aulas nas oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs). Já as 600 crianças de 0 a 3 anos, estudantes da Educação Infantil (creche), retornaram às aulas no último dia 6.

A educação é o setor que recebe a maior fatia dos investimentos da Administração Municipal, chegando a R$ 32 milhões no último ano.   Em 2020, a Secretaria Municipal de Educação dá sequência ao programa “Escola guiada por valores – Escola e família juntas na Educação”, que neste ano traz o tema Escola Afetiva que será abordado em cada uma das escolas municipais, além de palestras direcionadas aos pais.

O período de férias de inverno está programado para 25 de julho a 1º de agosto e o fim do ano letivo será em 11 de dezembro, para os estudantes que não precisarem de recuperação de estudos.

Formação de profissionais

Na última semana, foi realizado um curso de formação para professores, direções e auxiliares de educação infantil, na Faculdade Fisul. Nesses dias, foram abordados, em forma de oficinas práticas, assuntos relacionados à Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Direitos da Criança, campos de experiência, cotidiano e rotina escolar, cuidados com bebês, alimentação, saúde, entre outros.

Segundo a secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, foi uma maneira de acolher, motivar e capacitar os profissionais da educação infantil quanto ao desenvolvimento das crianças de 0 a 4 anos. Enfatizando que esses profissionais precisam estar em constante aprendizado para acompanhar as mudanças diárias que acontecem na sociedade. E aos profissionais de ensino fundamental, foram momentos de aprimoramento quanto à Base Nacional Comum Curricular a ser implementada neste ano e apresentar essa proposta pedagógica aos novos professores que foram nomeados, primando sempre pela qualidade do ensino público.

Nesse mesmo período, na sede da Associação de Pequenas e Médias Empresas – APEME, as manipuladoras de alimentos, cozinheiras escolares da educação infantil, ensino fundamental e APAE, participaram do curso Boas Práticas para Serviços de Alimentação – BPSA, juntamente com as nutricionistas, visando sempre aprimorar os serviços alimentares das escolas com qualidade e segurança.

Além da formação de secretários escolares, realizado no Centro de Convivência de Idosos. Assim, todos os profissionais das escolas passaram por atualização, independentes dos setores que atuam.

Transporte escolar

Usuários do transporte escolar devem realizar a atualização cadastral no respectivo setor, localizado na SMEd, no Centro Administrativo Municipal. A demanda está sendo atendida no turno da tarde, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30. Para a atualização, os alunos e/ou responsáveis devem apresentar o comprovante da matrícula escolar (original e cópia), comprovante de endereço (origina e cópia) e a carteirinha de 2019.

Para os estudantes técnicos e universitários, o cadastro presencial será realizado neste sábado, dia 29 de fevereiro, na Faculdade Fisul, das 9h às 12h.

IDEB em crescimento

As escolas municipais apresentaram crescimento no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, referente a 2017. Os resultados foram acima das metas propostas pelo Governo Federal para o último ano.

A educação em números

  •  Investimento anual: R$ 32 milhões
  • Alunos atendidos na rede: 2.684 mil
  • Refeições servidas diariamente: 4 mil
  • Alunos transportados diariamente: 2 mil

Fonte e foto: Município de Garibaldi