Lançamento da 9ª edição do Dia do Vinho ocorre nesta quarta-feira em Santa Maria

Casa do Vinho Gaúcho Foto Dominique Gass

Acontece nesta quarta-feira, 9, em Santa Maria, o lançamento da programação da 9ª edição do Dia do Vinho. A cada ano o ato é realizado em uma região produtora, e o Vale Central estreou ano passado, juntando-se a Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho, Campanha Gaúcha, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia) com inúmeras atividades.

De 18 de maio a 3 de junho, vinícolas apresentam descontos, que dependendo das linhas e produtos, podem passar dos 30% e chegar a 50%. Além disso, durante duas semanas ocorrem jantares harmonizados, festivais, degustações, tarifas promocionais em hotéis, entre outras opções.

A solenidade de lançamento que acontece no Hotel Dom Rafael Cerrito (BR-158,326 – Km 326, nº 2725 – Cerrito, Santa Maria – RS) tem a organização conjunta do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh Uva e Vinho) e Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho – Vinhos do Coração. A atividade incluirá exposição histórica da vitivinicultura da região, ilhas de gastronomia de restaurantes locais (Amaríssimo Chocolateria, Augusto, Espetiño, Free Tas, Sharong, Suez, Tuyo e Viccino Caffè & Bistrot), espetáculo musical e, naturalmente, degustação de produtos das vinícolas Adega Torri, Dalla Corte, Dom Roberto, Quinta do Gama, Teixeira, Toka e Velho Amâncio. Todos os empreendimentos são participantes do Dia do Vinho.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS), e Segh – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.

A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Assessoria de Imprensa