Lançada Campanha da Fraternidade 2020 na Diocese de Caxias do Sul

A Diocese  de Caxias do Sul lançou nesta  quarta-feira  a Campanha da Fraternidade 2020. O tema da Campanha:  “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Já o lema será “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

A frase do lema da Campanha da Fraternidade 2020 é uma referência à palavra do livro de Lucas, encontrada em capítulo da Bíblia. Na parábola, o bom samaritano interrompe seu trajeto para cuidar de um homem ferido que encontrou em seu caminho.

O Bispo  Dom José Gislon, disse  durante a abertura da campanha que o papel da igreja é ir de encontro aos que mais precisam, aos menos  favorecidos.

Dom José adiantou que a diocese está pensando   num projeto de acolhida e de amparo aos  moradores de rua em Caxias do Sul em parceria com o poder público.  O bispo também  afirmou que é necessário apoiar as instituições que já fazem  esse trabalho de  acolhida aos que moram pelas ruas da cidade ou que  trabalham  com idosos , crianças  ou ainda na recuperação de drogados. “Os pequenos gestos é que dão vida aos grandes projetos em qualquer realidade”, frisou Dom José.

A  Campanha da Fraternidade 2020 homenageia Santa Dulce dos Pobres, freira baiana. Dentre muitos trabalhos de caridade, ela fundou em 1936 a União Operária São Francisco, a primeira organização operária católica da Bahia. A partir de então, a então freira passou a recolher doentes pelas ruas de Salvador, o que a conferiu o apelido “Anjo Bom da Bahia”.

A campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas “na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

A Campanha da Fraternidade é lançada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sempre na quarta-feira de Cinzas.

Fonte: Rádio Miriam

Fotos: Marcelo Polla