Justiça Restaurativa pauta encontro com Secretários Municipais da Amesne

foto_boa_1

Secretários Municipais de cidades pertencentes à Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste – RS) participaram da reunião mensal do grupo, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 17, na Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação.

A Secretária Municipal de Educação, e presidente do Núcleo de Educação da AMESNE, Iraci Luchese Vasques, deu as boas-vindas a todos, e introduziu o assunto que seria tratado no encontro.

O Promotor da Justiça de Bento Gonçalves, Dr. Elcio Resmini Meneses, convidado para participar da ocasião, apresentou a metodologia do Círculo de Justiça Restaurativa.

Dr. Elcio explicou o funcionamento das práticas restaurativas e de que modo contribuem para diminuir a criminalidade, a evasão escolar e os conflitos entre os estudantes. Através do Círculo, é possível compartilhar angústias, problemas familiares e pessoais, dar vazão aos sentimentos reprimidos. “O Círculo é, principalmente, um momento de escuta, de ouvir o que os alunos têm a dizer”, afirma.

A reunião buscou apresentar para os secretários integrantes da AMESNE o desenvolvimento das práticas restaurativas, que podem ser aplicadas em sala de aula, a fim de promover a melhoria do convívio no âmbito escolar e social.

Os encontros da Associação acontecem mensalmente, e visam proporcionar trocas de informações e conhecimentos entre os profissionais da educação, para juntos oferecerem um ensino de excelência em suas cidades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ AMESNE