Jantar do Codeguim reúne devotos de Santo Antônio em Bento

Mais de 500 pessoas participaram na noite desta sexta-feira, dia 31 de maio, do tradicional Jantar do Codeguim da Festa de Santo Antônio, em  Bento Gonçalves. Integrando a programação da 141ª edição da festa, comunidade, fiéis, lideranças e colaboradores estiveram reunidos em mais um momento de fé e confraternização.

Com a recepção dos padres, festeiros e equipe paroquial, a noite incluiu, além do codeguim, polenta, fortaia, radicci, salame, queijo, entre outras delícias. Trazido ao Brasil pelos imigrantes italianos no século XIX, o codeguim, também conhecido como ‘escorceta’ e é um tipo de linguiça feita com carne, couro de porco, moídos e temperada com alho, pimenta, cheiro verde, entre outros condimentos. Na região de Gavello, na Itália, onde surgiu por volta de 1500, a iguaria é chamada de ‘cotechino’.

“Muito a gente se alegra neste momento com a expressão da convivência da nossa comunidade”, comentou o pároco de Santo Antônio, padre Ricardo Fontana.

A Rifa de Santo Antônio sorteará no dia 27 de julho um novo Polo 2019. O dia da Festa, terá a partir das 6h a Alvorada Festiva. Missas às 7h, 8h30min e 10h. Ao meio dia Almoço Festivo, às 15h Missa Campal e Procissão com Santo Antônio pelas ruas centrais. Às 18h a Missa de Ação de Graças e Apresentação dos Casais Festeiros de 2020.

Cabe lembrar, que nesta sexta-feira, iniciou também a Trezena de Santo Antônio, transmitida pela Rádio Difusora.

Os Festeiros de 2019 são: Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani, Ricardo Tonet e Lea Cristiane Gonzatti Tonet, Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza, Valmor Poletto e Rosita Poletto, Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli e José Rossatto e Clarice Rossatto.

Uma das novidades é a inclusão de um sétimo casal de festeiros: Setembrino e Natalina do Rosário.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Nei Vignatti – Rádio Difusora