Janeiro Branco orienta sobre cuidados com a saúde mental em Garibaldi

Ao terminar um ano e iniciar outro é comum as pessoas traçarem novos projetos, ter novas expectativas e estabelecerem metas e sonhos em suas vidas. É um momento de reflexão, onde se inicia um novo ciclo e, como em uma “folha em branco” as pessoas podem ser inspiradas a escreverem uma nova história em suas vidas.

Em Garibaldi, a Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, convidando as pessoas a refletirem sobre a Saúde Mental e incentivando a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos com mais responsabilidade consigo mesmo e com os outros.

Há um consenso que a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física, na verdade ambas estão profundamente atreladas. O nosso organismo pode ser observado por uma perspectiva biológica ou psicológica, mas isso não significa que estes aspectos estão separados. O fato é que as pessoas estão adoecendo emocionalmente em quantidade e ritmo preocupantes.

A Campanha Janeiro Branco apresenta um papel relevante ao colocar a Saúde Mental em evidência, onde a depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais possam ser discutidos, prevenidos e devidamente tratados, buscando maior qualidade de vida para a população.

Considerando a Pandemia COVID-19 que afetou emocionalmente grande parte da população por conta do isolamento e distanciamento social, torna-se fundamental uma atenção maior à Saúde Mental de todos.

Onde procurar ajuda:

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são consideradas portas de entrada do Sistema Único de Saúde. Assim, o usuário em sofrimento mental deve procurar ou ser encaminhado para uma UBS. Pode também procurar diretamente o Serviço de Saúde Mental – UBS Central, que representa o cuidado especializado com equipe multidisciplinar capacitada para acolher a demanda de Saúde Mental, realizando orientações e fazendo os encaminhamentos que forem necessários.

Porém, se estiver em crise, o usuário pode ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelos Bombeiros Voluntários ou ainda procurar o serviço de Pronto Atendimento Médico – PAM.

Serviço de Saúde Mental: 3462-8154

PAM 24hs: 3462-8142

SAMU: 192

Bombeiros: 193

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Garibaldi

Foto: Divulgação