Introdutório reforça ações práticas para profissionais do Samu em Bento

samu16

Atividades práticas deram sequência nesta tarde de quarta-feira, 19, do 3º Introdutório Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, e o primeiro em Bento Gonçalves. As capacitações foram realizadas na Rua Coberta, no bairro Planalto, anexo a Fundação Casa das Artes, onde aconteceu a parte teórica.

O encontro teve a participação de oito municípios do estado, Santa Maria, Pelotas, Porto Alegre, Arroio do Sal, Taquara, Imbé, Itaqui e Bento Gonçalves.

O Introdutório teve palestras sobre política nacional de atenção às urgências, atendimento a pacientes psiquiátricos, óbito no atendimento pré hospitalar, imobilizações e estações práticas com imobilizações de decúbito ventral e dorsal, manobras com a ambulância, além de imobilizações em decúbitos de pé e retiradas do capacete e colocação de ked. No total 45 pessoas participaram.

Apoiaram o evento: Vinícola Salton, Sp Embalagens, Mercado Nichetti, Padaria São Roque, Mercado Delmiro, Padaria Tia Neusa e Loja Maçônica Cavaleiros da Pedra.

O SAMU de Bento Gonçalves conta com uma equipe de cerca de 21 profissionais, sendo nove condutores, cinco técnicos de enfermagem e cerca de nove médicos. No ano de 2016, foram realizados quatro mil atendimentos, a média mensal é de 300 ocorrências atendidas.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora