Interior de Bento volta a contar com atendimento médico um turno por semana

medicinadaebc

Depois de meses sem atendimento médico em pontos do interior de Bento Gonçalves, moradores da zona rural do município podem contar, novamente, com a presença de uma profissional.Uma médica, contratada por meio da Fundação Araucária, deve atuar nessas comunidades durante um turno por semana neste período inicial. O serviço começou a ser oferecido nesta segunda-feira, dia 10.

Com a destinação da médica, o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, acredita que poderá ser evitado que estes pacientes sejam direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou para o Pronto Atendimento do bairro São Roque. “Gradualmente, iremos incrementar e aumentar essas horas de atendimento. A nossa intenção é que a gente faça dois turnos por semana, porque nossa equipe técnica, médica, reconhece que nós precisamos ter esse segundo atendimento”, afirma.

Esse cancelamento temporário de atendimento no interior se deve a dificuldade de conseguir este tipo de profissional para atuar na rede pública de saúde, conforme Siqueira. Para evitar que isso ocorra, um projeto que visa gratificar profissionais das unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) foi encaminhado ao Legislativo e aprovado na Câmara. A defasagem dos salários no município  também é destacada pelo gestor. “Nós estamos tentando usar todas as ferramentas possíveis, seja no edital  de licitação onde a gente consegue valorizar um pouco mais esse  profissional e seja nas bonificações”, menciona o secretário.

Foto Site da EBC/Divulgação