Integração de Roteiros Turísticos reúne municípios da Serra

I5A3954-768x512

A implantação de uma Rota Turística da Região Metropolitana da Serra Gaúcha pautou encontro no final do mês de fevereiro, no último dia 24, em Farroupilha, e reuniu representantes dos 13 municípios. O autor da Lei 14.293/2013, que criou a Região, deputado estadual Vinícius Ribeiro (PDT), participou do encontro, juntamente com Secretários Municipais de Turismo e importantes entidades que atuam de forma regional, como a Atuaserra (Associação de Turismo da Serra Nordeste) e o SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho.

Conforme o deputado o primeiro desafio é que o Governo do Estado regulamente a Lei. “Pelo que notei será o primeiro ponto que irá acelerar a integração dos Municípios. São 34 roteiros turísticos com a sua particularidade, tradição, porém, integram o resgate da nossa história e cultura. Ou seja, temos tudo para mostrar, mas os Roteiros não dialogam entre si”, afirmou Ribeiro.

O deputado lembrou que Bento Gonçalves, por exemplo, “só conseguiu algumas certificações por um trabalho regional”.

A diretora executiva da Atuaserra, Beatriz Paulus, diz que “trabalhar com a iniciativa de uma configuração territorial voltada para a área do turismo, com uma política pública definida para os Roteiros. Quando os municípios insistem em trabalhar juntos, colhem os frutos”, mencionou.

Paulus recordou o Roteiro Termas da Longevidade, onde há 18 anos cinco cidades trabalham de forma conjunta: Protásio Alves, Veranópolis, Nova Prata, Cotiporã e Vila Flores.

Para o SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho – o importante de trabalhar regionalmente valorizou o encontro. A diretora Márcia Ferronato, salientou que “atuar em rede e saber que o turismo não anda sozinho”.

Compõe os municípios da Região Metropolitana da Serra Gaúcha: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Pinto Bandeira, São Marcos e Santa Tereza.

 

O próximo encontro está marcado para o dia 28 de março, na cidade de Monte Belo do Sul.

BI5A4016-768x512

Foto: Adroir Fotógrafo/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Farroupilha

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura de Farroupilha