Instituição do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos é aprovada na Câmara

Nesta segunda-feira, 29, foi aprovada na Câmara de Vereadores, por unanimidade de votos, a instituição, por meio de lei municipal, do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos em Bento Gonçalves.

Em funcionamento desde meados de junho do ano passado, o banco municipal é constituído por materiais ortopédicos usados e novos, doados pela comunidade, tais como, cadeiras de rodas e de banho, muletas, andadores, bengalas, camas hospitalares, tipoias, próteses, entre outros.

Os materiais são destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Após o final do tratamento, a pessoa que fez uso do material deve devolvê-lo nas condições em que o recebeu, para que seja emprestado a novos pacientes.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), que é responsável pelo recebimento e pela cessão gratuita de uso dos materiais àqueles que deles necessitam.

“Todos os dias vemos pessoas procurando por esses materiais por não possuir recursos para a aquisição, ao mesmo tempo que diversas pessoas têm eles parados em casa por não terem para quem repassar. O banco possibilita a administração do material, para direcionar conforme necessidade àqueles que mais precisam”, ressalta o secretário interino da SEDES, Wagner Dalla Valle.

O projeto é de autoria do vereador Eduardo Virissimo e conta com a parceria do Rotary Club, do Lions Club, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDEF), da Associação Anjos Unidos e da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF).

Quem tiver material para doar, pode entrar em contato com a SEDES pelo telefone 3055-7337, para agendamento do recolhimento.

O espaço está localizado na parte inferior do Centro de Convivência Infantil (CECI), na Rua Paolo Fenocchio, 16, bairro Universitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura