Inscrições para os CEACRIS em Bento abrem nesta quarta-feira

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SFCV)/ CEACRIS retornam às suas atividades no dia 25 de fevereiro. Na última sexta-feira, 8, após a fase de avaliação, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) divulgaram a lista das crianças e adolescentes selecionados e comunicaram as famílias. A partir desta quarta-feira, 13, até o dia 15, está aberto o prazo para as matrículas.

Os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem procurar o serviço no qual foram selecionados, portando documentos e cartão SUS da criança, comprovante de matrícula e escolaridade, comprovante de residência e documentos do responsável.

No ato da matrícula, as crianças também receberão um convite para a primeira Colônia de Férias, promovida pela Secretaria de Habitação e Assistência Social, que ocorre de 18 a 22 de fevereiro, das 14h às 16h. Com objetivo de despertar nas crianças e adolescentes matriculados nos SCFV o sentimento de pertencimento ao grupo, práticas de convivência e fortalecimento de vínculos, a Colônia contará com atividades lúdicas dentro das temáticas: Esporte, Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Alimentação Saudável e Sustentabilidade.

Para o ano de 2019, estão previstas 600 vagas distribuídas nos seis núcleos existentes no município. Atualmente, Bento conta com cinco serviços que atendem a faixa etária dos seis aos 17 anos (AABB, Balão Mágico, Carrossel da Esperança, SEST/SENAT e Toquinha da Amizade) e um serviço infantil (CECI) que atende crianças de quatro a seis anos.

Funcionamento dos SFCV/Ceacris

As crianças e adolescentes são atendidas quatro vezes por semana nos turnos manhã e tarde e recebem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche da tarde) e transporte. Durante os horários realizam atividades voltadas ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários destacando como principais: esporte, lazer, cultura, arte, música, profissionalização, cidadania, entre outros. Além disso, os espaços são utilizados para proporcionar situações de convivência e diálogos, resolução de conflitos e reconhecimento das situações vividas.

Fonte: Prefeitura de Bento