Inscrições para o Auxílio Emergencial – Novos Tempos da Cultura seguem até 7 de fevereiro

Até o dia 7 de fevereiro os trabalhadores e trabalhadoras da cultura residentes em Bento Gonçalves podem realizar as inscrições para o Auxílio Emergencial – Novos Tempos da Cultura. O edital disponibiliza aos contemplados o valor de R$ 800 parcela única, como forma de amenizar o impacto da paralisação das atividades do setor por conta da Covid-19.

A inscrição pode ser efetuada de duas formas: por meio do formato online através do site da Prefeitura, na aba de autoatendimento, ou pelo “Plantão do Auxílio Cultural”, colocando a disposição a Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública e Praça CEU (bairro Ouro Verde) para utilização do computador e impressão de documentos. Os profissionais da Cultura de Bento Gonçalves podem ainda agendar na Fundação Casa das Artes para receber apoio técnico e realizar a inscrição pelo telefone (54) 3771.4224, inclusive aos sábados pela manhã.

Para receber o auxílio emergencial os profissionais da Cultura deverão apresentar portfólio e ou currículo que comprovem sua atuação na área, e não se encaixar em nenhuma das vedações. Todas as informações podem ser obtidas através do edital que está disponibilizado no link https://bentogoncalves.atende.net/cidadao/pagina/secretaria-de-cultura , aba Arquivos – Fundo Municipal de Cultura 2021 – Edital Auxílio Emergencial Cultura.

O edital está disponibilizando recursos na ordem de R$ 423.519,44, sendo um terço dos recursos proveniente do Fundo de Apoio a Cultura do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Estado da Cultura do RS e o restante do Fundo Municipal de Cultura, de acordo com a participação do município no Edital de edital 04/2021 Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura.

* Quem pode ser beneficiado:

PROFISSIONAIS DA CULTURA, todo trabalhador envolvido em atividades artísticas, culturais, tendo realizado serviço de criação, concepção técnica, produção e suporte, que se enquadrem em, pelo menos, uma das atividades abaixo relacionadas:

• Artes cênicas (Circo, Dança e Teatro);

• Audiovisual e cinema;

• Artesanato;

• Culturas populares e folclore (capoeira, carnaval, tradicionalismo, etc.);

• Livro, Leitura e Literatura;

• Música;

• Cultura Viva (mestres de saberes e fazeres, e pontos de cultura);

• Trabalhadores que desenvolvem função referente a Memória, Patrimônio e Museus;

• Produtores e gestores culturais;

• Instrutores de arte e cultura;

• Técnicos e Fornecedores da Cultura (carregadores, montadores de palco, iluminadores, figurinista, aderecistas, cenógrafos, técnicos de som e luz, etc.);

* É vedada a participação das pessoas físicas a seguir:

a) Que possuam vínculo empregatício vigente;

b) Que seja servidor público ativo ou inativo de qualquer esfera;

c) Que seja aposentado ou pensionista;

d) Que seja menor de dezoito anos;

e) Moradores de fora de Bento Gonçalves;

f) Membros CMPC e da CMIC.

Passo a passo para inscrição:

As inscrições ocorrerão, no formato online sendo que o solicitante deverá ter cadastro no Portal do Cidadão de Bento Gonçalves através do site https://bentogoncalves.atende.net.

O requerimento deve ser feito pelo solicitante (sendo que requerente e solicitante devem ser a mesma pessoa).

Após a realização do cadastro o solicitante deverá inscrever sua proposta somente de forma online através do link: https://bentogoncalves.atende.net/?pg=autoatendimento seguindo as instruções:

a) Fazer login no sistema preenchendo os dados em “Já sou cadastrado”;

b) Clicar no botão lateral Abertura de Processo Digital – Acessar;

c) Assunto (Clicar em Secretaria de Cultura);

d) Subassunto (Clicar Editais Artístico-Culturais Diversos);

e) Preencher todos os campos necessários, anexando os arquivos pertinentes;

f) Confirmar.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Arquivo Difusora

(RM)