Inicia em Bento nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação contra a Gripe

vacina3

A partir de segunda-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Setor de Imunizações, inicia a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até o dia 1º de junho. Com o slogan, “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

Bento Gonçalves deve receber ao todo 29.500 doses da vacina, que serão entregues em oito etapas. Neste primeiro momento, foram entregues ao Município 11.500 doses, já distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde. A vacina será oferecida para crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer fase da gravidez), puérperas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, povos indígenas e professores de escolas públicas e privadas. As vacinas são gratuitas.

Os técnicos da SMS estimam que, da mesma maneira como ocorreu na campanha de 2017, a meta de vacinação seja ultrapassada em 2018.

No sábado, 12 de maio, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. Neste dia, a Unidade Móvel de Saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, em frente à Prefeitura.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rosa, “os idosos, as crianças, as gestantes e as puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina, porque, além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios”. A doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode até levar à morte em casos mais graves.

As pessoas que não se enquadram nos grupos prioritários do Ministério da Saúde deverão procurar a vacina nas clínicas privadas. Os portadoras de doenças crônicas, em atendimento no Sistema Único de Saúde, rede privada ou conveniada necessitam apresentar uma prescrição médica ou xerox de uma receita atualizada (2016/2017) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica. Este documento deverá ser apresentado no dia da vacinação.

Os pacientes em acompanhamento nos programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde – SUS, devem se dirigir ao posto onde são atendidos regularmente para receberem a vacina. Caso no local de atendimento não tenha uma sala de vacina, estes, também, deverão buscar a prescrição médica com antecedência ou apresentar para vacinação cópia da receita atualizada (2014/2015) (Xerox) que comprove a sua condição de paciente portador de doença crônica.

Serviço:

O que: Campanha de Vacinação contra a Gripe – 2018

Quando: a partir de 23 de abril para os trabalhadores da saúde e idosos, e a partir de 02 de maio (para todos os grupos prioritários). No dia 12 de maio (sábado) será o dia “D” da campanha. Neste dia, as UBS que estiverem vacinando estarão abertas das 8h às 17h.

Quem: – pessoas com 60 anos de idade ou mais.

– gestantes em qualquer idade gestacional
– puérperas até 45 dias após o parto
– crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (devem levar a Carteira de Vacinação)
– trabalhadores de saúde
– portadores de doenças crônicas não transmissíveis
– trabalhadores das escolas públicas e privadas
– povos indígenas
Onde: Nas Unidades de Saúde nos bairros, exceto nas Unidades de Saúde da Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e XV da Graciema não vacinarão durante a campanha, além disso, as Unidades de Saúde de Faria Lemos e de Tuiuty não abrirão no sábado, dia 12 de maio.

 

Fonte: Prefeitura de Bento