Inicia em Bento Gonçalves, a Wine South America – Feira Internacional do Vinho

Iniciou nesta quarta-feira, dia 26, e acontece até dia 29, a Wine South America – Feira Internacional do Vinho – em Bento Gonçalves, no Parque de Eventos da Fenavinho. O protocolo de abertura contou com a presença de dirigentes da Milanez & Milaneze, empresa promotora do evento, representantes do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e de entidades vinícolas, Sindicatos, prefeitos da região, vereadores, lideranças políticas da Itália, expositores e participantes em geral.

Além do otimismo no início dos trabalhos com a chegada da feira em Bento, o município foi oficializado como cidade integrante na Città del Vino, associação que reúne importantes municípios produtores no mundo para debater políticas públicas e projetos em benefício da cultura e economia vitivinícola.

São 250 marcas expositoras, aproximadamente 100 vinícolas brasileiras das principais regiões produtoras, bem como os segmentos de cachaças, destilados e de olivicultura. A expectativa é para 10 mil visitantes durante os quatro dias, entre empresários, importadores, distribuidores, enólogos, sommeliers, pesquisadores, bem como consumidores.

Paralelamente ao evento acontecem projetos importantes, que visam impulsionar o setor. Através de um convênio com o Sebrae Nacional e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) subsidiará a realização dos projetos Comprador e Imagem durante o período da feira. O primeiro conta com a participação de 125 profissionais de redes de supermercados e lojas especializadas, de 20 estados brasileiros e de outros oito países (Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru, Reino Unido e Rússia).

A região também receberá um grupo de 19 jornalistas especializados e formadores de opinião brasileiros – de seis estados e do Distrito Federal – para uma press trip que culminará com a participação na 26ª Avaliação Nacional de Vinhos, a maior degustação simultânea do mundo.

O projeto setorial 100% Suco de Uva do Brasil, desenvolvido há nove anos pelo Ibravin, também estará presente na feira em um estande coletivo localizado no Pavilhão A, números 47 e 48. Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sdect/RS), o local de 64m² apresentará os sucos de uva tintos, brancos e rosés das 14 empresas associadas ao projeto, sendo que cinco delas estarão no estande em balcões individuais para degustação (Dom Eliseo, Econatura, Gallon Sucos e vinícolas Santini e Terraças).

Os espaços Wine Learning e Wine Conference recebem uma série de palestras ministradas por especialistas que são referência em segmentos específicos da viticultura (todas elas gratuitas para quem adquirir o ingresso de acesso à feira). Outro atrativo é o Wine Tasting, espaço onde nomes que são referência no setor de vinhos comandam cerca de 20 degustações temáticas – pagas à parte.

Área cultural

parte cultural também é evidenciada ao longo desta semana. São shows de Música e Dança que iniciam 17h e vão até 21h, na Via Del Vino, onde a população pode acompanhar gratuitamente. Na noite desta quarta-feira a abertura teve os espetáculos abrem com Irmãos Manzoni & Juliano, em seguida Grupo de Danças Ballo D’italia e Pianista Rodrigo Soltton.

Nesta quinta-feira, dia 27, Grupo Vicentino, Ragazzi Dei Monti e Inês Rizardo.

No dia 28, Oficina Monte Belo: Música, Canto e Dança – Coral Alegria de Cantar, Grupo Acordes e Dança Italiana infantil, Cia de Artes Caripaiguarás e Tenor Dirceu Pastori e no dia 29, Paloma & Miqui, Grupo de Danças Ballo D’Italia e Ragazzi Dei Monti. Durante os intervalos dos shows haverá sorteio de brindes.

O evento conta com a realização do Ragazzi Dei Monti, patrocínios da Monello Preminum – o melhor alimento Pet, FVA material para borracharia e Lojas Paludo – Sua moda seu Estilo, financiamento do Pró-Cultura/LIC do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves.

Rádio Difusora faz a cobertura da feira com boletins divulgados durante a programação, bem como fotos e vídeos publicados nas plataformas da internet.

Ouça um resumo do primeiro dia:

SERVIÇO

Wine South America – Feira Internacional do Vinho
Quando: 26 a 29 de setembro, das 12h às 21h
Onde: Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS)
Informações: www.winesa.com.br

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora