Inep divulga dados da rede estadual de ensino

Colégio Estadual Piratini

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados finais do Censo 2018 da Educação Básica, publicados no Diário Oficial da União. De acordo com o órgão federal, a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul conta com 845.732 alunos. O resultado significa redução de 40.281 estudantes (4,5%) em relação a 2017, anos em que o número registrado foi de 886.013.

Os dados passam a ser parte das estatísticas educacionais oficiais do ano em curso. Torná-los públicos, de acordo com o Inep, possibilita que as secretarias estaduais da Educação de todo o país elaborem planos de ação para a educação. A coleta de dados do Rio Grande do Sul fica sob responsabilidade da Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, vinculada ao Departamento de Planejamento (Deplan/Seduc).

Sistema

A apuração do Censo Escolar começa com a coleta de dados na matrícula inicial – os dados obtidos são publicados preliminarmente no Diário Oficial da União. Após essa etapa, o sistema Educacenso permanece aberto por 30 dias para alterações no caso de erros na coleta de informações.

Finalizado o período de retificações de dados, as informações são validadas e confirmadas para, posteriormente, serem publicadas, de maneira definitiva, no Diário Oficial da União.

Para mais informações, consulte o portal do Inep.

Fonte: Seduc