Incentivo e valorização da produção orgânica em Cotiporã

Na última semana, o Prefeito Municipal José Carlos Breda, juntamente com o Secretário de Agricultura, Douglas Penso e membros da Emater de Cotiporã, estiveram na Comunidade de São José, visitando e conhecendo a produção orgânica de Carmen Giacomin Cenci e família.

A propriedade cotiporanense recebia naquele momento, o acompanhamento da ASSTEC, empresa que possui convênio com o município de Cotiporã e que através do Técnico Volmir Campagnollo fornece assistência especializada em produção orgânica no município.

A família de Carmen Cenci é composta ainda pelos filhos Volnei Cenci e Viviane Maria Cenci Pancot, genro Noimar Pancot e neto Roger Pancot, os quais trabalham com diversidade de atividades agrícolas, desde o cultivo de orgânicos certificados em uma área de aproximadamente 5 hectares, sendo 4,6 hectares de videiras e o restante da área é utilizada para o cultivo de mais de 80 variedades de hortaliças, chás, temperos e outras frutas.

A família faz parte da Ecovêneto – Associação de Produtores Ecologistas de Cotiporã e os produtos orgânicos são comercializados para a merenda escolar das Escolas da Rede Municipal de Cotiporã, mercados do município e da região, feiras em Porto Alegre e diretamente aos consumidores.

Além da Assistência Técnica ofertada através do convênio, a Administração Municipal de Cotiporã incentiva a produção orgânica no município através de programas que fornecem serviços e materiais de forma gratuita, trabalha intensamente na qualificação dos acessos rurais e se coloca sempre a disposição para demais auxílios e parcerias com os produtores cotiporanenses.

Durante a visita, o Prefeito Municipal José Carlos Breda parabenizou a família pela dedicação, união e preocupação em fornecer produtos com qualidade e sanidade para garantir a saúde dos consumidores e afirmou que o trabalho que a família realiza faz a diferença na vida das pessoas, sendo motivo de gratidão e orgulho para Cotiporã.

A cotiporanense Viviane Maria Cenci Pancot agradeceu o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal e Emater e afirma que o trabalho é realizado desde o ano de 2011, pensando na qualidade da alimentação e na saúde da família.

Fonte e fotos: Município de Cotiporã