Inaugurado o novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves

No mês em que Bento Gonçalves comemora 129 anos, uma das obras mais esperadas pela comunidade foi entregue. Nesta quinta-feira, 3, o governador Eduardo leite, o vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Junior, o prefeito Guilherme Pasin, o secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli e o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga inauguraram o novo Presídio Estadual, com a capacidade para 420 presos e que está localizado na Linha Palmeiro/Barracão.

A obra foi possível através de uma permuta de bens inservíveis por área construída. Por meio deste sistema, a empresa realizou a troca do terreno do atual presídio, no centro da cidade e duas áreas que pertencem ao Estado. Além disso, o Município realizou a doação ao Estado da área de 143,750 mil metros quadrados, onde foi construída a nova casa prisional. O valor investido na obra foi superior a R$ 30 milhões.

Desde que assumiu o Poder Executivo Municipal em 2013, o Prefeito Guilherme Pasin buscou junto ao Governo do Estado uma solução para que a solicitação da comunidade fosse atendida, e o presídio não funcionasse mais no centro da cidade.   Durante a solenidade, o prefeito Guilherme Pasin destacou: “Obrigado por confiarem nesse processo. Nós estamos falando de seres humanos, que erraram, e nós como Estado precisamos oportunizar a segunda chance. E nós precisamos dar a oportunidade para que estes voltem a vida social. Aquele presídio que está no centro da cidade pode prestar para absolutamente tudo, menos para um processo de ressocialização. Não é o Município que eu quero, não é o Estado que eu desejo, não é o Brasil que eu imagino para os meus filhos. E é absolutamente por isso que essa obra se justifica, e o meu sentimento de realização não por ter defendido essa bandeira, imprópria para muitos, mas puro e simplesmente por ter cumprido com a nossa condição de lideranças públicas”.

O Prefeito também anunciou a realização da pavimentação da estrada de ligação ao Presídio. “Essa casa tem vizinhos e nós precisamos dar a eles contrapartidas deste investimento, por isso digo que será realizada a pavimentação do acesso ainda neste ano”, ressalta.

Na oportunidade o Prefeito entregou ao Governador o documento que comprova que o espaço está apto para ser habitado. O novo espaço proporcionará um ambiente mais digno e com melhores condições estruturais para os servidores, apenados e seus familiares, buscando um tratamento penal adequado.

“O presídio de Bento será exatamente o que todos nós sonhamos, parte de uma mudança. O trabalho prisional será uma realidade em parceria com o Município, com um espaço para uma fábrica, além de outras possibilidades. Assim, não teremos apenas uma obra de engenharia, será uma casa prisional com dinâmica adequada para a ressocialização. Com trabalhos que permitam que isso aqui não seja apenas uma casa de contenção, mas uma casa de ressocialização de trajetórias humanas, possibilitando que as pessoas reconstruam sua vida a partir da dignidade e da condição mínimo de cidadão”, afirma o secretário de Estado da Administração Penitenciária, César Faccioli.

A penitenciária foi construída por meio de um sistema que permite que os agentes penitenciários possam monitorar, de um pavimento superior, a rotina das galerias, evitando o contato direto com os apenados. O complexo também conta com ambulatório, refeitório, módulo para revista, oficina de trabalho, sala psicossocial, lavanderia e área administrativa.

Na oportunidade, o governador do Estado, Eduardo Leite afirmou que, “garantindo hoje a entrega dessa nova penitenciária, afirmamos também prefeito Pasin, que estamos juntos para que o espaço do antigo presídio seja demolido e transformado em um novo local para a sociedade. Esse é o compromisso assumido pelo Estado com o Município de Bento Gonçalves”.

O Governador também agradeceu o empenho do Prefeito. “Obrigado ao prefeito Guilherme Pasin pelo seu empenho e sua parceria em viabilizar essa grande obra do sistema prisional”, afirma.

A casa prisional contará também com uma Unidade de Saúde em parceria com o Município, onde uma equipe de profissionais do Estado e do Município estarão atuando em casos específicos, como prevenção da tuberculose e de doenças infectocontagiosas.

De acordo com a Susepe, a transferência dos presos do centro para a nova penitenciária, seguirá um cronograma. Na ocasião o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, salientou, “não se pode falar em segurança pública sem falar em sistema prisional como um todo. Agradecemos ao governador e vice-governador por colocar o sistema prisional como meta de governo, reconhecendo a importância sistêmica para manter a segurança pública. Obrigada aos servidores da Susepe que diuturnamente vem trabalhando para evoluir e qualificar o sistema prisional”.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações do site da Prefeitura de Bento

Fotos: Rádio Difusora