II Seminário Regional sobre Alimento Seguro – Serra ocorre dia 19 em Caxias

Alimentos-Banco-de-Imagens

O Grupo de Trabalho Alimento Seguro, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a conveniada Emater/RS e a vinculada Ceasa/RS, promove no dia 19 de julho o II Seminário Regional sobre Alimento Seguro – Serra, em Caxias do Sul.

O evento é gratuito e será realizado no Parque da Festa da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431 Bairro Nossa Senhora Saúde). A atividade tem como objetivo orientar produtores, técnicos, comerciantes de insumos sobre as respectivas responsabilidades e informar competências e atribuições de instituições responsáveis por garantir o alimento seguro.

O Grupo de Trabalho foi criado com o objetivo debater, diagnosticar e propor ações visando mitigar inconformidades em resíduos de agrotóxicos em frutas e hortaliças.

Entre os primeiros objetivos listados pelos técnicos participantes estão orientação aos produtores e comerciantes sobre suas responsabilidades, adoção de Boas Práticas Agrícolas (BPAs), monitoramento do uso de agrotóxicos e programa alimento seguro, entre outras.

Estão previstos para agosto e setembro mais dois seminários, que abrangerão as regiões Metropolitana (Viamão) e Litoral (Terra de Areia), respectivamente.

Quem forma o GT Alimento Seguro

Técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) DR, Ceasa/RS, Emater/RS, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Laboratório do Estado, Sebrae, Crea/RS, secretarias de Saúde Estadual e Municipal, Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Secretaria Especial de Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada a Casa Civil do Governo Federal, Ministério Público/RS, entre outros.

Fonte: Ceasa