Igreja Matriz Cristo Rei recebe nova pintura e passa por revitalização em Bento

Quem passa pela Praça Padre Rui Lorenzi (a Praça das Rosas) no bairro Cidade Alta em Bento Gonçalves, se depara com um enorme guindaste trabalhando em uma intervenção que está em andamento na Igreja Matriz de Cristo Rei, de pintura e remodelação dos sinos. Isto porque neste 2019, momento em que se celebra 70 anos da Paróquia e que se realiza a 73ª Festa de Cristo Rei, melhorias estão sendo executadas.

O padre Gilmar Paulo Marchesini em entrevista para Rádio Difusora, comentou que a revitalização integra um planejamento desenvolvido pela Paróquia e Conselho Econômico (que decide as movimentações financeiras, entradas, saídas, reformas etc) que teve início ainda em 2015.

De lá para cá, primeiro houve ampliação do Centro de Evangelização (com ampliação, reforma, pintura) com um investimento de R$ 250 mil, que possibilitou atender de forma mais ampla a parte assistencial. Para se ter uma ideia, são 180 famílias assistidas, além de fraldas geriátricas e ações beneficentes realizadas em prol de entidades, crianças da pastoral e imigrantes.

“Fizemos um trabalho que nos possibilitou crescer na caridade e na ajuda das famílias. Todas elas são visitadas e recebem nosso acompanhamento”, comentou o pároco.

Posteriormente aconteceram alterações envolvendo igreja e salão do Loteamento São Carlos e em 2018, o início do projeto Imaculada Coração de Maria, no bairro Verona.

Marchesini agradeceu toda a mobilização da comunidade e comentou que em 2020 se pensava na reforma, mas graças a articulação e doações foi possível iniciar ainda este ano, antecedendo a Festa.

São três etapas compreendendo lavagem, conserto dos vidros externos, pintura e reforma dos sinos. As cores que lembravam o vinho serão substituídas por tons mais claros, estilo dourado, com o foco de trazer harmonia, espírito de paz interior valorizando ainda mais o monumento.

Futuramente não se descarta a realização de um estudo para revitalização da parte interna, com melhorias em obras de arte e até eventualmente, acrescer novas, mas seria necessária uma campanha de sensibilização.

A estimativa é entregar para a comunidade a nova pintura dia 17 de novembro, quando será realizada Mateada de Integração da programação da Festa de Cristo Rei, que acontece dia 24.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora