Hospital Tacchini inaugura Unidade de Cuidados Especiais

ATENDIMENTO MEDICO-HOSPITALAR PARA FAMILIARES1

O Hospital Tacchini passa a contar, a partir de agora, com a Unidade de Cuidados Especiais (UCE), a que tem por objetivo oferecer cuidados assistenciais para todo paciente que tenha uma doença crônica e que exija cuidados especiais. A intenção é oferecer melhor qualidade de vida através da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença, com destaque a participação da família no cuidar. O espaço passou por obra para atender pacientes e familiares, oferecendo total infraestrutura.

“Com este espaço, o Hospital Tacchini retoma a forma de tratar seus pacientes, permitindo a participação mais direta dos familiares e maior integração com os médicos e equipe, diante de tantos avanços tecnológicos muitas vezes podemos ter um maior distanciamento do que o paciente e os familiares estão passando”, comenta a diretora técnica do Tacchini, dra. Roberta Pozza, que responde também pela UCE.

“Através da terapia médico-familiar, profissionais e famílias vão interagir bem mais, de forma a entender os diagnósticos e a gravidade da doença em questão. Ao mesmo tempo, será observada e respeitada as peculiaridades de cada família, envolvendo os aspectos psicológicos, sociais e espirituais no cuidado ao paciente”, explica.

Ela esclarece que os pacientes internados na UCE são aqueles que possuem doenças crônicas que, mesmo estabilizados, dependerão de um atendimento especial, ofertado por equipe multi-profissional e com total participação de algum familiar e/ou cuidador. “O foco deixa de ser na doença e passa a ser no cuidado ao doente”, lembra.

Estrutura da UCE

Instalada no prédio A do Hospital Tacchini, a Unidade vai dispor de 6 (seis) quartos individuais, garantindo a privacidade do paciente e melhor acomodação aos familiares e/ou assistentes. Os quartos contam com camas elétricas, TV, sistema de som, ar-condicionado, frigobar e banheiros privativos, entre outros.

Dispõem ainda de equipamentos como monitor multi-parâmetros e ventilador respiratório caso o paciente tenha necessidade.

Na área assistencial, conta com equipe multiprofissional constituída por enfermeiro, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudióloga, farmacêutica, psicóloga, assistente social, equipe de higienização e copa.

A unidade terá ainda uma sala de convivência, a qual poderá ser frequentada pelos familiares. “Procuramos oferecer um espaço bastante humanizado, acolhendo a todos e permitindo maior integração dos mesmos”, diz a médica coordenadora da UCE. No local, são disponibilizadas poltronas, TV, ar-condicionado, frigobar e micro-ondas.

Fonte: Assessoria do Tacchini