Hospital Geral inicia projeto de Compliance e adere a projeto de Hospitais Saudáveis

Nesta quarta-feira, dia 11 de março, às 9h30min, no Auditório Censi Florense, o Hospital Geral de Caxias do Sul apresenta seu Planejamento Estratégico para o período de 2020 a 2025 e anuncia a participação em dois projetos que fazem parte de suas prioridades estratégicas: Sistema de Compliance e Hospitais Saudáveis.

Compliance tem origem na expressão em inglês “to comply with”, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando, uma lei ou um pedido, ou seja, estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos aplicados a uma organização. Os processos de implantação incluem o diagnóstico; a revisão e adequação de atividades e sistemáticas; a aplicação dos conceitos visando o funcionamento das práticas e do que foi revisado; e a avaliação de acordo com os requisitos da ISO 19600. O desenvolvimento do projeto de Compliance e a revisão do Planejamento Estratégico do Hospital Geral ficam sob a orientação da consultoria EJRos Brasil.

Para a adesão do Hospital Geral ao Projeto de Hospitais Saudáveis, o HG assume o compromisso de contribuir realizando ações que visem a melhoria contínua das práticas ambientais e de saúde, cooperando para uma sociedade mais segura, sustentável e promovendo a saúde ambiental. A Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis é uma iniciativa coordenada pela Organização Saúde Sem Dano. O Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) é uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor da saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral.

Participam do PHS profissionais de saúde, instituições prestadoras de serviços, instituições de ensino e de pesquisa em saúde, organizações da sociedade civil em geral e demais organizações, públicas ou privadas, comprometidas com os objetivos e valores advogados pelo Projeto. O PHS trabalha para desenvolver e apoiar uma rede de cooperação, partindo do comprometimento das instituições de saúde do país, bem como dos profissionais de todas as categorias que atuam no sistema se saúde brasileiro.

Além do setor de assistência à saúde, o PHS atua em parceria com organizações profissionais, sindicais e setoriais, institutos de ensino e pesquisa, órgãos públicos e organizações não governamentais das áreas de saúde e segurança do trabalho, saúde pública e meio ambiente. Na oportunidade, o HG ainda apresentará as estratégias para o alcance de seus objetivos, e o caminho que pretende percorrer até o ano de 2025 com foco nos resultados e na sustentabilidade da Instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação UCS

Foto: Jonas Ramos/Divulgação