Governador visita região afetada por enchentes e anuncia medidas de emergência

Sem título

O governador Eduardo Leite visitou neste sábado os municípios afetados pelos temporais e enchentes na última semana, na Fronteira Oeste. Em Alegrete, foram mais de 3.400 pessoas atingidas, sendo que cerca de 800 moradores estão em abrigos municipais. A cidade decretou situação de emergência.

Já em Uruguaiana, outro município que efetuou o decreto, os ventos chegaram a 120 quilômetros por hora e destelharam 140 casas (parcial ou totalmente), um colégio e também o Instituto Penal de Uruguaiana. Por este motivo, 166 apenados do regime semi-aberto passaram para o regime domiciliar.

O governador destacou que a Defesa Civil Estadual está focada em agilizar o processo de homologação dos decretos de emergência das prefeituras, uma etapa necessária para que recursos sejam liberados e para que os municípios possam solicitar ajuda também do governo federal.

Além disso, Leite anunciou que estarão disponíveis horas-máquina aos municípios para agilizar a desobstrução de córregos e canais, a limpeza das ruas e a recuperação de estradas. Uma ata de registro de preços permite agilizar esse processo com empresas terceirizadas.

Até agora, 11 prefeitos da Fronteira Oeste decretaram situação de emergência.

 

Fonte: Central de Jornalismo com informações do Governo do RS

Foto: Itamar Aguiar