Garibaldi: mais de 300 exames são realizados em ação do Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela prevenção da saúde feminina em todo o mundo. Além dos cuidados contra o câncer de mama, a luta do Outubro Rosa se estende a outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, como o câncer de ovário ou do colo do útero.

Para garantir a prevenção da saúde das mulheres garibaldenses, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realizou no período de 19 a 23 de outubro, ações voltadas à prevenção da saúde da mulher com agenda específica para coleta de citopatológico e mamografia

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Central, Chácaras/Vale dos Pinheiros, Santa Terezinha e São Francisco, foram realizadas 227 coletas de citopatológico e mais de 122 encaminhamentos para exames de mamografias.

É importante que alguns exames sejam feitos anualmente, como o exame de citopatológico para  câncer de colo de útero e a mamografia. As avaliações médicas devem ser feitas regularmente, não só para evitar doenças, mas também para, caso existam, sejam descobertas logo no inicio, aumentando assim as chances de cura. A ação do Outubro Rosa integrou a programação alusiva aos 120 anos do município de Garibaldi, que terão sequência até o final deste mês.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal de Garibaldi

Foto: Ana Biondo