Gabinete de Atenção ao Coronavírus se reúne para debater bandeira preta em Bento

Neste sábado (20), foi realizada uma reunião do Gabinete de Atenção ao coronavírus para debater sobre a bandeira, preliminar, preta para macrorregião da serra.

Estiveram presentes o prefeito, Diogo Siqueira, vice, Amarildo Lucatteli, secretários de Governo, Henrique Nuncio, de Educação, Adriane Zorzi, de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani e adjunto de Saúde, Gilberto Junior.

O grupo analisou os dados do Município e região, e os regramentos estabelecidos pelo Governo do Estado. A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) irá encaminhar recurso para reversão da bandeira.

Algumas medidas já foram tomadas como a suspensão das aulas na próxima segunda-feira (22), e com a publicação do Decreto 55.764/2021 estão suspensas as atividades entre 22h e 5h, todos os dias, a partir deste sábado (20). A medida valerá até o dia 1° de março (inclusive).

Além da proibição de abertura de qualquer estabelecimento para atendimento ao público, também ficam vedadas festas, reuniões ou eventos, formação de filas e aglomerações nos recintos ou nas áreas internas e externas de circulação ou de espera.

O decreto não se aplica a farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros. A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.

Em virtude disso a Brigada Militar, Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito e fiscalização intensificam as operações para cumprimento do decreto.

O poder público irá aguardar as definições do Governo do Estado, para na segunda-feira (22), publicar decreto com novos regramentos.