Fundo Municipal irá destinar R$ 945 mil para projetos culturais em Bento

Bento Gonçalves é referência em investimentos e políticas públicas de cultura. O Fundo Municipal de Cultura é premiado e reconhecido como modelo Rio grande do Sul. Desde 2013, a área, teve aumento de 148,68% no valor dos recursos disponibilizados. Foram 157 projetos contemplados. Nesta terça-feira, 18, no Salão Nobre da Prefeitura foi lançado o Edital Fundo Municipal de Cultura 2020.

Com o tema Cultura gera desenvolvimento serão disponibilizados R$ 945 mil -que contemplam recursos que sobraram dos últimos editais. A previsão é de contemplar 34 projetos culturais para serem executados em 2021.

Conforme o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Vinícius Nardi, neste ano, o documento traz a novidade de que o proponente pode escolher a finalidade seu projeto cultural “Intercâmbio Cultural”. Esta finalidade é destinada a financiar, total ou parcialmente, a participação de pessoas físicas em atividades, tais como seminários, workshops, cursos ou treinamentos de reconhecida importância na área artística e cultural, incluindo capacitações na gestão da cultura.

As outras finalidades são: 8 para qualificação e formação, 7  para circulação, 14 para produção e 5 para intercâmbio cultural. “Cultura ao lado de outras pastas, como educação, é nossa imunoterapia social, pois ela nos faz combater a desigualdade, o crime e todos dilemas que a gente enfrenta como sociedade. Quero aqui agradecer o comprometimento do poder público por trazer cultura com papel de destaque especial. É um respaldo muito grande que nós temos. Muito obrigado a gestão pública, companheiros de conselho e todos agentes culturais que atenderam nosso chamado e deram sugestões para qualificar ainda mais esse Fundo”, destaca o presidente.

O Secretário de Cultura, Evandro Soares ressaltou a denominação “Cultura gera desenvolvimento”. “Isso demonstra a valorização da cultura no nosso Município, ano passado nosso mecanismo de fomento a cultura foi reconhecido pelo Prêmio gestor público, na última semana nossa cidade foi reconhecida entre as 19 que aderiram ao sistema de cultura no Estado. Podemos afirmar com esse edital, que nosso Município, sim, é o que mais investe em cultura e patrocínio direto no Estado. Tenho muito orgulho de fazer parte desta história”, disse.

O prefeito Guilherme Pasin agradeceu a parceria do Conselho Municipal de cultura “que entendeu os momentos difíceis e se uniu ao Poder Público para tornar a cultura de Bento Gonçalves referência. Parabéns para todos conselheiros, agentes culturais e nossos artistas que tornam este chão diferente, especial”, afirma.

O Edital e seus anexos estão disponíveis na página eletrônica da Prefeitura de Bento Gonçalves/Secretaria de Cultura (http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/secretaria-de-cultura).

O período de inscrições é de 19 de fevereiro a 31 de março. Os vereadores Edson Biasi e Sidinei da Silva participaram do evento.

Rótulos antigos

Na oportunidade foi aberta a Exposição de Rótulos Antigos que traz um panorama do período entre 1920 a 1960 sobre a produção gráfica de rótulos de bebidas alcoólicas nacionais e internacionais. A exposição está reproduzida em 12 pôsteres dividida por nacionalidades e regiões como Brasil, França, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outros.

A mostra “Rótulos Antigos” é uma realização da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (AAPLASG), Prefeitura Municipal de Garibaldi e do Museu e Arquivo Histórico de Garibaldi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Laura Kirchhof