Fundação Casa das Artes recebe lançamento do livro Viver e Sonhar

Obra relata a viagem de Cesar Mincato e Tiago Fiamenghi de bicicleta entre Porto Alegre e Montevidéu

Entre taças de vinho, em 2016, nasceu em Caxias do Sul o projeto Bike & Wine. A meta de Cesar Mincato, 50 anos, e Tiago Fiamenghi, 34, os dois amigos que dividiam a mesa, era se preparar e pedalar de Porto Alegre a Montevidéu no ano seguinte. Nenhum deles era atleta e nem pretendia largar o trabalho. O objetivo era inserir a realização do sonho dentro da rotina, portanto, nas férias, fariam a viagem. Teriam 11 dias, sendo um para descanso, e nada poderia dar errado. Não deu. Durante a preparação, encontraram parceiros para conseguir equipamentos e treinamento e uma legião de fãs nas redes sociais. No dia 11 de fevereiro de 2017, sob forte chuva, partiram.

No dia 21, após dias complicados, tombos, gripe e outros desafios, chegaram na capital uruguaia.
Bento Gonçalves é uma das cidades escolhidas por eles para receber o lançamento da obra, o qual inclui palestra e sessão de autógrafos.

Viver e Sonhar – Uma jornada transformadora entre Porto Alegre-RS e Montevidéu-UY é muito mais do que um livro que conta uma aventura. Além de relatar o que os amigos viveram no caminho entre as duas capitais, a obra tem a meta de inspirar as pessoas a viverem os seus sonhos, a fazerem o que realmente querem na vida. “Descobrir o que gostaríamos de fazer na vida não é uma dádiva, ou um dom, mas sim a busca do autoconhecimento. Alinhar mente, coração e espírito é a forma mais poderosa que um ser humano pode provar. Essa jornada a Montevidéu alimentou e despertou definitivamente os meus ideais de vida”, afirma Cesar.

A história é contada a partir do depoimento dele e de Tiago à jornalista Paula Valduga. Os textos dividem-se em 11 capítulos, um para cada dia de jornada, e têm ao lado mais de 300 fotografias assinadas por Andreia Fadanelli, que acompanhou a viagem no carro de apoio. Sensorial, a obra também é repleta de QR Codes que levam para vídeos gravados pelos ciclistas durante a viagem. Os bastidores e o bom humor com que eles levam a vida estão bastante retratados nos vídeos. Mas os problemas, que fizeram parte da viagem, logicamente, também ficam claros no livro.

“Da mesma forma que a vida, uma pedalada de 977 km entre Porto Alegre e Montevidéu tem altos e baixos. E foi essa alternância de sentimentos que a transformou em uma jornada pessoal de autoconhecimento, autotransformação e empoderamento pessoal”, diz Tiago.

O lançamento

O evento de lançamento do livro Viver e Sonhar em Bento Gonçalves acontecerá na Fundação Casa das Artes, no dia 3 de abril, e a entrada é gratuita. A obra tem 428 páginas e estará à venda no lançamento por R$ 137,00. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartão. A diagramação de Dilon Henrique respeita o espírito do Bike & Wine, que privilegia uma vida leve, arejada e focada em realizar os seus sonhos.

“Um dia, encerraremos o nosso ciclo nessa jornada terrena. Mas ao chegar lá no final, nos segundos que antecedem a partida, espero poder olhar para trás e dizer para mim mesmo: ‘Eu toquei o terror na minha vida. Podemos ir para a próxima fase’”, diz Tiago. Provocar as pessoas a encontrarem a Montevidéu delas e a chegarem lá é um dos objetivos do Bike & Wine e, consequentemente, do livro.

“Se esse nosso manifesto em forma de livro seguir de gatilho inspirador para apenas uma pessoa, já terá valido a pena, porque, no fundo, o que realmente importa é que possamos, com as nossas ações, transformar este mundo em um lugar melhor”, completa Cesar.

A Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) é apoiadora do projeto.

A VIAGEM

Quilometragem: 977 km
Duração: 11 dias (um de descanso)
Tempo pedalando: 66 horas
Calorias gastas: 22 mil
Água consumida: 140 litros
Pneus furados: 1
Mateadas: 20
Pores do sol apreciados: 8
Vinhos degustados: 9

O LIVRO

Título: Viver e Sonhar – Uma jornada transformadora entre Porto Alegre-RS e Montevidéu-UY
Autores: Cesar Mincato e Tiago Fiamenghi, em depoimento a Paula Valduga, com fotos de Andreia Fadanelli
Capítulos: 11
Páginas: 428
Preço: R$ 137,00

O EVENTO
Data: 3 de abril
Horário: 19h
Local: Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto)

Programação:
* Palestra de lançamento do livro Viver e Sonhar
* Venda dos livros (pagamento em dinheiro ou cartão)
* Sessão de autógrafos
Acesso: Entrada gratuita

Fonte: Divulgação