Frota cresce no semestre e Bento tem 0,72 veículo por habitante

transito (4)

Bento Gonçalves tem atualmente 0,72 automóveis por habitante. A constatação é possível após analisar os números da frota de veículos emplacados até junho deste ano, disponibilizados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Enquanto janeiro de 2018 começou com 82.378 veículos, o dado agora é de 83.343 no total. Destes, 50.828 são automóveis, 3.289 caminhões e 8.834 motocicletas.

O município possui conforme a última estimativa do IBGE, 115.069 habitantes. Nos últimos dez anos, mais de 30 mil veículos chegaram as ruas de Bento Gonçalves.

Para Milton Milan, do Conselho Municipal de Trânsito e vice-presidente da Ascon Vinhedos (Associação dos Construtores da Região dos Vinhedos), é necessário pensar no futuro. “No momento que a gente não tiver mais como circular na cidade vamos deixar de comprar automóveis. Em dez anos deixaremos de ter estacionamentos no centro e teremos de privilegiar o pedestre”, comenta.

O coordenador da Assessoria Técnica do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito), Silverio Kist, “Bento se destaca pelo alto índice de motorização. A preocupação é a influência da motorização em relação aos acidentes”, afirmou. Embora a frota supere 83 mil veículos pela Denatran, os números do Detran são diferentes, apontando 79929 veículos no total.

“O nosso número é diferente e é o que mais traz a realidade dos veículos emplacados na cidade”, comentou, sem apresentar mais detalhes, do por quê de diferenciação com o órgão nacional.

A reportagem procurou o secretário de Gestão e Mobilidade Urbana da Prefeitura, Amarildo Lucatelli, para opinar em nome do Poder Público. Ele estava em viagem. As empresas Bento Transportes e Transportes Santo Antônio também foram procuradas, para falar sobre transporte alternativo coletivo, mas não houve interesse em manifestação.

Os dados apontam ainda para a frota total de veículos de 942 em Santa Tereza, 1957 Monte Belo do Sul, 1162 em Pinto Bandeira. Caxias do Sul que possui mais de 500 mil habitantes, tem 319.101 veículos no total.

 

Fonte e foto: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora