Frio, gastronomia, cultura e diversidade no primeiro final de semana do Dia do Vinho 2018

O primeiro final de semana da programação do Dia do Vinho 2018 foi de baixas temperaturas, gastronomia e muito vinho para celebrar. A região Uva e Vinho da Serra Gaúcha registrou atividades como o 5º Jantar Polenta & Vin, na noite do sábado, 19, no Salão 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Na mesma data aconteceria o Festival Via Del Vino, que teve de ser cancelado em virtude do mau tempo. Degustações de vinhos em empreendimentos e cardápios especiais foram outras das atrações.

Em Monte Belo do Sul, o final de semana foi marcado pela realização do Festival de Artesanato, Dança e Música, além de feira de espumantes, gastronomia e artesanato, movimentando a Praça Padre José Ferlin e o Salão Paroquial. Entretanto, a instabilidade climática motivou o cancelamento de algumas das apresentações.

O mau tempo também atrapalhou em Flores da Cunha, razão pela qual foi cancelado o Pedal do Vinho, pela Secretaria de Turismo da Prefeitura. Em Farroupilha destaque para o 18º Encontro das Tradições Italianas (Entrai 2018) e em Garibaldi, degustações às cegas foi uma das atrações.

Roteiro Termas e Longevidade

A Rádio Difusora 890, emissora que acompanha as atividades do Dia do Vinho desde a sua primeira edição – em 2018 é 0 9º ano de programações -, foi convidada pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Segh (Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho) a participar de programações do roteiro Termas e Longevidade.

O jornalista e sommelier Felipe Machado esteve de sexta-feira até domingo, em Veranópolis e Vila Flores. Na noite de sexta-feira foi a oportunidade de conhecer a gastronomia do Alfredo Gastro Pub. No sábado ocorreu a visita na Casa da Cultura Frei Rovílio Costa, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, bem como a participação da 2ª edição do VeraCult, com gastronomia, vinhos, produtos, artesanato, agroindústrias, entidades e grupos artísticos, no Parque da Femaçã. Além disso foi possível conferir a estrutura da vinícola Simonetto, em Monte Bérico. O roteiro na Terra da Longevidade foi finalizado com um jantar no restaurante Giratório, juntamente com outros jornalistas convidados.

Já no domingo, 20, a reportagem esteve na pousada dos Capuchinhos, com degustação de vinhos do Frei Fabiano. Após, a histórica Villa do Pão e visita ao Ateliê L´Arte Ceccato, com almoço no Restaurante Mascaron, finalizou a press trip.

Dia do Vinho

De 18 a 3 de junho acontece a programação do Dia do Vinho, com descontos em linhas e produtos em vinícolas, que podem passar dos 30%, jantares harmonizados, festivais, degustações, tarifas promocionais em hotéis, entre outras opções. No total são mais de 300 atividades com 255 empreendimentos nos 22 municípios participantes.

São cinco regiões, além do Vale Central, Serra Gaúcha (região Uva e Vinho), Campanha Gaúcha, Roteiro de São Roque (SP) e Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia) com inúmeras atividades.

O Dia do Vinho é realizado pelo Ibravin, por meio do projeto Vinhos do Brasil, Seapi-RS), e Segh – Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo.

A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski.

A edição 2018 tem o apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), Associação Internacional de Enoturismo (Aenotur), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Associação dos Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho (Vinhos do Coração do Rio Grande), Roteiro do Vinho de São Roque (SP), Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque (Sindusvinho São Roque) e Vinho VASF – Instituto do Vinho Vale do São Francisco. O patrocínio é de Oxford, Strauss e Sebrae.

Fonte e fotos: Felipe Machado

*outras fotos: Diego Franzen / Divulgação Dia do Vinho