Free Way deve receber 190 mil veículos no retorno do litoral norte

A Triunfo Concepa estima que 190 mil veículos devem deixar o litoral norte gaúcho e praias catarinenses utilizando a Free Way. Cerca de 50 mil veículos retornaram na segunda-feira (27), e a expectativa é para 75 mil nesta terça (28) e 65 mil na quarta (1º). A concessionária orienta que, em razão da previsão de tráfego muito intenso, os motoristas se programem e optem por horários alternativos aos de maior fluxo. Confira os melhores horários para pegar a BR-290 em direção a Porto Alegre:

Terça-feira (28) até 10h
Quarta-feira (1º) depois das 14h

No sábado (25), a Free Way registrou recorde histórico de movimentação em um único dia. Mais de 84 mil veículos passaram pela praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha no sentido capital-litoral. Na sexta (24), outros 65 mil veículos fizeram o mesmo deslocamento. Neste domingo (26), 25 mil automóveis foram à praia, totalizando 174 mil veículos.

Acostamento como faixa adicional

A Triunfo Concepa, em ação conjunta com a PRF, fará a liberação do acostamento como faixa adicional entre os quilômetros 1,5 da Free Way, em Osório, e 26, em Santo Antônio da Patrulha, no sentido litoral-Porto Alegre, quando necessário. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização na rodovia, feita com painéis de luzes piscantes. Quando eles estiverem ativados, o tráfego pelo acostamento é autorizado, mas apenas neste trecho. Ao trafegar no acostamento como faixa adicional a velocidade máxima permitida passa a ser de 70 km/h.

Informação auxilia uma viagem tranquila

Para avaliar se é uma boa hora de fazer a viagem, os motoristas podem usar os canais de comunicação da concessionária para obter informações sobre as condições de tráfego em tempo real. A Triunfo Concepa dispõe de site e aplicativo que indicam quantos veículos passam por minuto em diferentes pontos da estrada, câmeras de monitoramento e alertas de ocorrências, entre outros. Também há a Radiovia Free Way 88.3 FM e os perfis da concessionária no Twitter e Facebook.

Fonte: Triunfo Concepa